- Publicidade -

Mãe descobre síndrome de Down rara após nascimento das filhas

0

Uma jovem mãe norte-americana de 23 anos, Ashley Zambelli, viralizou nas redes sociais ao compartilhar sua história emocionante.

- Publicidade -

Ela descobriu que possui Síndrome de Down com mosaico, uma forma rara da condição, após ter três filhas, sendo que duas delas também apresentam a mutação genética.

Leia mais:

Dia Mundial da Síndrome de Down: Entenda a condição genética

Ashley contou em um vídeo no TikTok que fez exames para entender por que duas das três crianças tinham a trissomia 21.

- Publicidade -

Depois de realizar testes, os médicos diagnosticaram-na com essa forma rara da síndrome, onde parte das células apresenta trissomia do cromossomo 21 e a outra possui a quantidade normal de cromossomos.

DNA ; síndrome de down
Foto: Gerd Altmann/Pixabay

O que é a Síndrome de Down com mosaico?

A Síndrome de Down com mosaico ocorre em cerca de 2% a 3% dos casos da condição. Nesta variante, algumas células do indivíduo apresentam três cópias do cromossomo 21, enquanto outras células possuem a quantidade normal de cromossomos.

Pessoas com Síndrome de Down com mosaico geralmente possuem menos características associadas à condição do que indivíduos com trissomia 21 completa, tornando o diagnóstico às vezes mais difícil de ser feito.

- Publicidade -

Como Ashley Zambelli lidou com o diagnóstico?

Em entrevista à revista People, Ashley relatou que ficou feliz com o diagnóstico, pois finalmente conseguiu entender as complicações de saúde que enfrentou ao longo de sua vida.

A jovem também destacou o apoio que recebeu de familiares e amigos, embora tenha enfrentado preconceito até mesmo dentro da própria comunidade com Síndrome de Down.

Apesar das dificuldades, Ashley afirma que suas filhas são muito unidas e que há algo especial em ter irmãos com Down.

“O vínculo entre elas já é bem forte”, declarou. A mulher e seu marido são pais de Lillian, Evelyn e Katherine.

Qual é a importância do diagnóstico precoce da Síndrome de Down?

O diagnóstico precoce da Síndrome de Down é crucial para garantir melhores condições de saúde e qualidade de vida para as pessoas com essa condição.

Isso porque os indivíduos serão capazes de receber tratamento e acompanhamento específicos, incluindo apoio educacional, social e terapêutico, desde cedo.

Além disso, o diagnóstico pode auxiliar na identificação de complicações associadas, como problemas cardíacos, auditivos ou de visão, permitindo um tratamento precoce e adequado.

Ashley Zambelli é um exemplo inspirador de como o amor e a força de uma família podem transcender as adversidades trazidas por uma condição genética rara.

Sua história também destaca a importância do diagnóstico da Síndrome de Down e do apoio aos afetados e seus familiares para garantir uma vida plena e feliz para todos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas