Solidariedade internacional: Veja como o mundo está ajudando o Rio Grande do Sul
As imagens das inundações no Rio Grande do Sul comoveram o mundo e despertaram uma onda de solidariedade internacional. Diversos países e organizações não governamentais estão se mobilizando para enviar ajuda e doações ao estado gaúcho, demonstrando apoio e união em um momento de grande necessidade.
Ajuda humanitária de diversas nações
Israel, Japão, Reino Unido, Argentina, Uruguai e Estados Unidos são alguns dos países que já anunciaram o envio de mantimentos, itens de primeira necessidade e equipamentos para auxiliar no resgate e na assistência às vítimas das enchentes. Purificadores de água, barracas de acampamento, colchonetes, cobertores, galões portáteis, lonas plásticas, itens médicos e emergenciais estão entre os itens doados.
Leia mais:
Preço do arroz vai subir? Governo pode importar até 1 milhão de toneladas!
Mercosul em ação
O bloco econômico Mercosul também está unindo forças para auxiliar o Brasil. Reuniões entre ministros e autoridades de gestão de riscos e desastres dos países-membros estão sendo realizadas para definir estratégias conjuntas de apoio e para discutir medidas de prevenção para futuros desastres.
ONGs também se mobilizam
Organizações não governamentais internacionais, como a Samaritan’s Purse, também estão colaborando nos esforços de ajuda. A ONG norte-americana já enviou 10 estações de purificação de água com capacidade de 400 mil litros por hora, além de outros itens emergenciais.
Balanço das enchentes
Até o dia 13 de maio, mais de 140 pessoas morreram em decorrência das chuvas no Rio Grande do Sul. O número de municípios afetados permanece em 447, e mais de 2 milhões de pessoas foram impactadas pelas inundações. Mais de 538 mil pessoas estão desalojadas e 80 mil permanecem em abrigos.
Esforços de resgate em andamento no Rio Grande do Sul
As equipes de resgate continuam trabalhando incansavelmente para salvar vidas e auxiliar os desabrigados. Mais de 76 mil pessoas e 10 mil animais já foram resgatados. O governo do Rio Grande do Sul informa que há um efetivo de 27.651 pessoas atuando nos resgates, com o apoio de 4.405 viaturas, 41 aeronaves e 340 embarcações.
A comoção mundial com as inundações no Rio Grande do Sul demonstra a força da solidariedade e da cooperação internacional em momentos de crise. A ajuda dos países e organizações, aliada aos esforços do governo brasileiro e das equipes de resgate, é fundamental para auxiliar as vítimas das enchentes e para a reconstrução do estado.