- Publicidade -

Bolsonaro tem julgamento suspenso pelo TSE

0

O julgamento que avalia a possível inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por oito anos foi suspenso nesta semana pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes.

- Publicidade -

Leia mais:

Bolsonaro reconquista R$48 mil em bens após multas por não uso de máscara

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inicia julgamento que pode deixar Bolsonaro inelegível a partir de hoje (22)

A interrupção ocorreu devido à necessidade de participação de alguns ministros em uma sessão no Supremo Tribunal Federal (STF).

- Publicidade -

Jair Bolsonaro, corte de verbas
Fonte: REUTERS/Adriano Machado

Retomada do julgamento e votação dos ministros

A sessão será retomada na próxima terça-feira, 27 de junho, às 19h. Na ocasião, o relator do caso, ministro Benedito Gonçalves, apresentará seu voto, seguido pelos votos dos demais ministros: Raul Araújo, Floriano de Azevedo, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Nunes Marques e o próprio Alexandre de Moraes.

Entenda o motivo da possível inelegibilidade de Bolsonaro

O ex-presidente é acusado de abuso de poder político e dos meios de comunicação por ter realizado uma reunião com embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada em julho de 2022.

- Publicidade -

Nesse evento, Bolsonaro atacou o sistema eleitoral do país e questionou os resultados das eleições de 2018, das quais saiu vitorioso. O parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE) se mostrou favorável à inelegibilidade do político.

Argumentação da defesa de Bolsonaro

O advogado de defesa de Bolsonaro, Tarcísio Vieira de Carvalho, alega que a ação é infundada e que está fadada ao insucesso, por incluir fatos posteriores, como supostas conspirações para um golpe de Estado, reveladas em janeiro de 2023.

Segundo o advogado, o objetivo das críticas de Bolsonaro ao sistema eleitoral era o aprimoramento das urnas eletrônicas, embora possam ter sido consideradas inadequadas ou ácidas.

O impacto dessa decisão na política brasileira

Caso seja considerado inelegível, Bolsonaro perderá a possibilidade de concorrer novamente às eleições presidenciais em 2026.

A situação também acrescentaria instabilidade ao cenário político do país, já que o ex-presidente ainda possui forte base de apoiadores e pode levar a manifestações ou ações em seu favor.

Em resumo, a decisão que será tomada pelo TSE na próxima terça-feira tem potencial para gerar grande repercussão tanto no âmbito político quanto na sociedade brasileira. Até lá, o país aguarda com expectativa pelos desdobramentos desse caso.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas