- Publicidade -

Ministério da Cidadania dá início à segunda fase da estratégia de modernização do Cadastro Único

0

Novo Portal Cadastro Único

- Publicidade -

O lançamento do novo portal substituirá gradualmente o Sistema de Cadastro Único Versão 7. O Cadastro Único para Programas Sociais está totalmente modernizado e terá uma operação conjunta com o portal, integrando a base nacional do CadÚnico ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Possibilitando que mais de 20 bases federais de dados funcionem de forma integrada, sendo a primeira grande melhoria feita no sistema virtual desde o ano de 2010.

A operação com o CNIS reunirá mais de 80 bilhões de registros administrativos, como:

  • Benefícios previdenciários e assistenciais do INSS;
  • Identificação pessoal (como o CPF) e informações atualizadas de renda bruta;
  • Nascimento e/ou óbito;
  • Vínculos de empregabilidade formal.

Inicialmente, contará com um módulo de consulta às informações das famílias inscritas no Cadastro Único com a incorporação dos dados disponibilizados pelo CNIS. O novo portal foi desenvolvido pela Dataprev e está disponível no endereço https://cadunico.dataprev.gov.br/portal/.

- Publicidade -

Talvez você também goste de ler:

Pela segunda vez, o prazo para vacinação contra poliomielite é prorrogado

Casa de apoio gaúcha que já acolheu 2,5 mil mulheres completa 30 anos de atividades

Inscrição no Cadastro Único

A nova funcionalidade deve auxiliar os gestores municipais e os cidadãos no momento da entrevista e coleta de dados cadastrais, proporcionando mais agilidade ao atendimento e maior segurança aos dados pessoais. Um protótipo possibilitou que gestores municipais participassem de testes da nova ferramenta, promovidos pelo Ministério da Cidadania, com avaliações positivas sobre a inovação.

- Publicidade -

Foi introduzido mais um aprimoramento na segurança de acesso ao sistema: o login será realizado na plataforma gov.br. Integrando assim os sistemas de identificação utilizados nos portais federais, por meio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev).

Cadastro Único: o que é, para que serve e como se cadastrar?

Criado em 2001 como um instrumento para identificar e caracterizar as famílias de baixa renda, o CadÚnico ganhou uma versão on-line em 2010 e desde então, o sistema passou por raras evoluções.

A modernização possui a estratégia de que o Cadastro Único atue em diversas frentes com a expansão do novo portal, o aprimoramento do aplicativo para smartphones e a publicação de uma nova portaria para disciplinar a gestão e os processos de utilização dos dados das famílias cadastradas.

Em um levantamento realizado em agosto de 2022 aponta que o Cadastro Único possui mais de 38 milhões de famílias cadastradas, representando cerca de 89,3 milhões de indivíduos. É utilizada como base para concessão e manutenção de benefícios em 28 programas federais, entre eles o Auxílio Brasil, a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Como emitir o Extrato de Contribuição (CNIS) no site do Meu INSS via aplicativo?
O app do Cadastro Único para smartphones, obtendo mais de 4 milhões de downloads, ganhou novos ajustes em agosto. Sua última atualização permite o preenchimento automático do endereço a partir do CEP durante a realização do pré-cadastro. O cidadão agora consegue visualizar a sua identificação em todas as telas na barra superior do aplicativo, confirmando a identidade do usuário conectado.
O aplicativo possibilitou 648,9 mil pré-cadastros, dos quais 137,8 mil, ou 21,2%, tiveram o processo concluído posteriormente pelas equipes municipais do Cadastro Único. O app permite que o cidadão faça a atualização cadastral através de confirmação dos dados quando não há nenhuma alteração nas informações prestadas anteriormente. Totalizam-se 402,2 mil atualizações por confirmação realizadas pela ferramenta.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas