- Publicidade -

Pela segunda vez, o prazo para vacinação contra poliomielite é prorrogado

0

O prazo para a vacinação de poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, foi prorrogado pela segunda vez até o dia 22 de outubro devido a baixa cobertura vacinal, que se encerraria até esta sexta-feira (30).

- Publicidade -

Poliomielite, vacinação
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Talvez você goste de ler:

Pesquisa aponta que uma a cada quatro crianças gaúchas de até seis anos de idade está em situação de pobreza

Casa de apoio gaúcha que já acolheu 2,5 mil mulheres completa 30 anos de atividades

- Publicidade -

Foi estendido, novamente, o período de vacinação, pois a meta de imunizar cerca de 95% das crianças entre um e quatro anos não foi cumprida. Até então, faltam 29,52%, equivalente a 219 mil crianças que ainda precisam receber as doses. Ou seja, o índice estava em 60,48% de doses recebidas, representando 335 mil menores de 15 anos.

O primeiro prazo estabelecido, com início dia 8 de agosto e término de até dia 9 de setembro, já não havia sido suficiente. A presença do público alvo tem sido pouco frequente nos locais de vacinação estabelecidos em Caxias do Sul.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as doses têm sido aplicadas e disponibilizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município de segunda à sexta. Além disso, também foi promovido o Dia D de Vacinação e também prorrogada a campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescentes menores de 15 anos de idade.

Há aplicação das gotinhas na Praça Alighieri, além de no último sábado (24) ter sido montado sete pontos de vacinação em locais diferentes para alertar a comunidade e chamar a atenção de alguma forma da população.

Houve também aplicação de gotinhas contra a poliomielite em escolas da Educação Infantil organizada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Além da vacinação, também ocorreu nos ambientes escolares, a conscientização aos pais sobre a importância de regularizar as cadernetas de seus filhos, para que o vírus da poliomielite não seja reintroduzido, afinal, sua erradicação no Brasil foi registrada no ano de 1994.

- Publicidade -

Realizou-se nos colégios também verificação da ausência de alguma imunização nos cartões de vacinação.

Tania Ranieri, diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), afirmou que o Estado vem trabalhando com diversas estratégias e parcerias, para atingir a meta dos 95% de vacinados. E inclusive, utilizar o mês das crianças, outubro, para a continuação da divulgação tem sido um dos meios para buscar o público alvo dessa imunização.

Veja abaixo alguns locais e horários disponibilizados:
– UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon, Vila Ipê.
8h às 19h. – Demais UBSs: 8h às 16h.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas