- Publicidade -

Descubra qual é o melhor jogo para exercitar a sua memória

0

Em novo estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de York, na Inglaterra, foi apontado que idosos que jogam quebra-cabeças digitais podem apresentar habilidades de memória equivalentes a indivíduos em torno dos 20 anos de idade.

- Publicidade -

A pesquisa, amplamente debatida na revista científica Heliyon, oferece uma nova visão sobre o impacto dos jogos digitais na capacidade cognitiva ao longo do envelhecimento humano.

Leia mais:

Memória seletiva? Saiba por que lembramos de algumas coisas e outras desaparecem

Memórias desaparecidas: Bruce Willis sofre de demência e não reconhece a própria mãe

- Publicidade -

Historicamente, a memória de trabalho, que é a capacidade de reter e processar informações por curtos períodos de tempo, entra em declínio com a idade.

Normalmente, essa habilidade mental atinge seu ápice entre os 20 e 30 anos de idade e começa a regredir gradativamente à medida que envelhecemos.

Entretanto, pesquisas anteriores sugerem que o envelhecimento pode apenas modificar a forma como armazenamos informações, e não necessariamente piorar essa capacidade.

Fonte: Blog da Dedo Brinquedo

Por que jogos digitais são bons para a memória?

- Publicidade -

Diante dessa hipótese, a equipe de pesquisa buscou entender o impacto de estimulações mentais, como jogos, no declínio cognitivo associado ao avanço da idade.

“Geralmente as pessoas têm uma boa capacidade de ignorar distrações irrelevantes, algo que chamamos de ‘codificação da distração’. Mas essa habilidade diminui à medida que envelhecemos”, explicou Joe Cutting, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de York.

Quebra-cabeças virtuais versus jogos de estratégia: qual o melhor para a memória?

Os resultados mostraram que idosos que regularmente jogam quebra-cabeças digitais são mais capazes de ignorar distrações irrelevantes, em comparação com aqueles que preferem jogos de estratégia.

Entretanto, os jovens foram menos bem-sucedidos em focar a atenção, se jogassem apenas jogos de quebra-cabeça.

Investigações futuras sobre cognição e jogos digitais

“Muita pesquisa se concentra em jogos de ação, pois acredita-se que reagir rapidamente, acompanhar os alvos e assim por diante ajuda a atenção e a memória. Em vez disso, parecem ser os elementos de estratégia dos jogos – planejamento e resolução de problemas – que estimulam a memória e atenção nos jovens”, pontuou Fiona McNab, do Departamento de Psicologia da Universidade de York.

Restam ainda muitas incógnitas para serem exploradas em estudos futuros, como os motivos por trás da diferença nos efeitos de diferentes tipos de jogos no desempenho da memória em diferentes idades.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas