- Publicidade -

Anatel anuncia medidas para ligações abusiva e revela ter bloqueado quase 600 empresas

0

Muitas pessoas reclamam constantemente de ligações abusivas de empresas de telemarketing. Isso acontece pois muitas dessas empresas utilizam robôs programados para realizar automaticamente diversas chamadas.

- Publicidade -

Contudo, por ser um trabalho artificial esses aparelhos conseguem realizar uma grande quantidade de ligações que muitas vezes acabam por gerar um incomodo para os consumidores.

Leia Mais:

IPTV pirata na mira: Anatel e Ancine criam laboratório contra a pirataria

Fraudes na portabilidade: Anatel age para proteger os consumidores

- Publicidade -

Contudo, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revelou que está trabalhando para reduzir o abuso de ligações por parte das empresas.

Na última terça-feira (22/08) a Anatel revelou dados que indicam uma redução de cerca de 41% nas ligações realizadas por robôs.

Além disso, também foram bloqueadas pela Anatel 582 empresas que infringiam limites fixados em três medidas cautelares. Por meio dessas normas, a Anatel pretende reduzir o abuso de chamadas por parte de empresas de marketing.

Mudanças na legislação sobre ligações a fim de evitar abusos

Ligações abusivas
Foto: folhavitoria/reprodução.

- Publicidade -

Além disso, a Anatel também revelou que houveram 2.778 recursos para a utilização do prefixo 0303, com a finalidade de facilitar a identificação de tais chamadas. Contudo, as mudanças não ficaram restritas à mudança do prefixo.

A partir de 2024 uma nova ferramenta passará a funcionar em aparelhos celulares no Brasil. Essa ferramenta apresentará para o consumidor o nome, a logomarca e o motivo da chamada, antes que o usuário decida ou não aceitar a ligação.

Essa nova tecnologia é conhecida como ‘STIR/SHAKEN’. Além dessas questões, a empresa também revelou que está trabalhando ativamente com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), com a intenção de acompanhar as atividades de “data brokers”.

Os data brokers são empresas especializadas em encontrar, compilar e vender dados públicos de usuários online, para que empresas interessadas possam entrar em contato sobre produtos ou serviços de interesse do usuário. 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas