- Publicidade -

Será que uma empresa precisa justificar uma demissão por justa causa? Entenda

0

A demissão por justa causa é uma forma de rescisão do contrato de trabalho em que o empregador encerra o vínculo empregatício com o empregado devido a uma falta grave cometida pelo mesmo. Essa falta grave deve ser de tal natureza que torne inviável a continuidade da relação de emprego.

- Publicidade -

Leia mais

Demissão sem justa causa segue em discussão no STF; ela vai acabar?

Demissão silenciosa e o movimento antitrabalho: entenda o impacto no mundo trabalhista

Muitas dúvidas surgem quando o assunto é demissão. A principal é se o empregador precisa falar qual foi o fator que o motivou a processar a demissão do trabalhador em casos de justa causa, por exemplo. Saiba mais sobre essa questão.

- Publicidade -

Demissao silenciosa ; demissão em massa ; tiktok ; CNPJ ; demissão por justa causa
Fonte: Unit Pernambuco

Demissão por justa causa, é preciso informar?

Sim, é necessário informar o motivo da demissão por justa causa ao empregado. De acordo com a legislação trabalhista, o empregador deve comunicar ao empregado o motivo da rescisão contratual por justa causa de forma clara e objetiva.

Essa comunicação geralmente é feita por escrito, por meio de uma carta de demissão por justa causa, na qual são apresentadas as razões específicas que levaram à decisão. É importante que o empregador detalhe o motivo da demissão, citando os fatos ocorridos e fornecendo evidências que sustentem a justa causa.

Motivos que levam à demissão por justa causa

- Publicidade -

Existem diversos motivos que podem levar à demissão por justa causa. Alguns exemplos comuns incluem desídia, que se refere à negligência, preguiça ou desleixo do empregado em suas tarefas, resultando em prejuízos para a empresa.

Ato de improbidade é outro motivo, aplicado quando o funcionário age de forma desonesta, praticando fraudes, roubos, furtos ou falsificações.

Comportamentos inadequados também podem levar à demissão por justa causa, como incontinência de conduta ou mau procedimento. Isso abrange agressões físicas, palavras ofensivas, indisciplina ou insubordinação por parte do empregado.

O abandono de emprego é outra falta grave, ocorrendo quando o funcionário se ausenta injustificadamente do trabalho por um período prolongado.

O empregador precisa comprovar de forma sólida a ocorrência da falta grave cometida pelo empregado. Em caso de demissão por justa causa, o funcionário perde diversos direitos trabalhistas, como aviso prévio, multa sobre o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e direito ao recebimento do seguro-desemprego.

Além disso, pode enfrentar dificuldades para obter uma nova colocação no mercado de trabalho devido ao registro de demissão por justa causa em sua carteira de trabalho.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas