5 sinais da saúde do seu corpo com os quais você deve ter muita atenção!
Há pouco tempo, emergimos de uma das maiores pandemias da história da humanidade, durante a qual uma doença ceifou a vida de milhões de pessoas e deixou muitos outros milhões em unidades de terapia intensiva ao redor do mundo.
Indiscutivelmente, a pandemia de COVID-19 representou um dos períodos mais sombrios para a humanidade. No entanto, pelo menos serviu como um lembrete para que as pessoas passassem a valorizar mais sua saúde.
Leia mais:
Pessoas LGBTQIA+ idosas tem acesso precário a saúde, segundo nova pesquisa; entenda
Açúcar ou adoçante? OMS indica possíveis efeitos adversos à saúde
Além do aspecto físico, a pandemia de COVID-19 despertou a consciência das pessoas para a importância de cuidar também da saúde mental, uma vez que o isolamento social intensificou diversos problemas enfrentados por muitos indivíduos.
No que diz respeito à saúde física, a população passou a ficar mais atenta aos possíveis sinais de alerta emitidos pelo corpo em relação à sua saúde.
Agora, após mais de três anos desde o início da pandemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) finalmente declarou o fim do estado de alerta emergencial. É importante ressaltar que a pandemia chegou ao fim, mas o vírus ainda está presente, portanto, as mesmas precauções anteriores devem ser mantidas.
Falando em cuidados, apresento a seguir cinco alertas relacionados à saúde do seu corpo que devem ser constantemente monitorados por você.
5 alertas para a saúde do corpo
Músculos Rígidos
Você já experimentou aquele momento em que passa muito tempo pedalando de bicicleta e, quando desce dela, sente suas pernas rígidas e tensas?
Isso é um sinal de contração muscular decorrente do exercício realizado. No entanto, é importante ficar atento quando essa sensação de rigidez vem acompanhada de uma ardência muscular. Isso ocorre devido a um desequilíbrio no pH normal do corpo humano.
O pH do nosso organismo é neutro, portanto, quando ocorre a sensação de queimação, significa que o pH se tornou mais ácido. É necessário, então, reequilibrar o pH corporal, o que pode ser feito através de uma alimentação rica em magnésio, cálcio e potássio. Geralmente, frutas são uma boa opção para alcançar esse equilíbrio.
Coceira
A presença de sintomas de coceira chama a atenção para dois fatores, um físico e outro psicológico. Naturalmente, a coceira é um sinal do corpo de que alguma substância ou até mesmo um animal está em contato com a pele, o que pode representar um risco.
Assim, o corpo emite um sinal de alerta na forma de irritação, a fim de que você preste atenção ao que está ocorrendo.
No que diz respeito ao aspecto psicológico, uma coceira excessiva que não é causada por nenhum dos fatores mencionados pode indicar, na realidade, um sinal de que sua mente e corpo estão estressados ou ansiosos. Isso também funciona como um alerta a ser observado.
Vermelho de vergonha
Esse é um sinal mais atrelado ao seu psicológico do que ao seu físico, porém não indica necessariamente um perigo. O que ocorre aqui, é que a vermelhidão é causada pela liberação de adrenalina pelo corpo, o que faz com que os vasos sanguíneos sejam dilatados, levando a vermelhidão.
Mas porque isso acontece? Essa situação é decorrente de um momento em que o seu corpo e o seu cérebro acham que o mais adequado para a sua segurança é sair daquela ocasião. Por isso, a adrenalina instiga um sentimento de aflição e necessidade de agir, neste caso a ação é “fugir”.
Pé Dormente
Ainda que o item seja “pé dormente” aqui refere-se a dormência em qualquer parte do corpo. Normalmente as pessoas assumem a dormência como algo relacionado a baixa circulação do sangue na região dormente, e estão completamente certas.
Porém, se esquecem que além da circulação sanguínea interrompida, há também a circulação nervosa interrompida, o que leva o cérebro a não conseguir indicar o que aquela região deve fazer.
Sendo assim, quanto há a interrupção de sinais de uma dessas regiões o cérebro envia outra mensagem, o “formigamento”, que condiciona você a ter que mudar de posição, para evitar possíveis danos.
Rouquidão
Muitas pessoas conhecem a rouquidão como um sintoma de gripe ou resfriado, mas não sabem o que a causa.
A voz rouca é causada na laringe – um dos órgãos da garganta -, a qual é responsável pela modulação da voz, ao permitir que o ar saia do pulmão em determinadas frequências, gerando os sons.
Quando esta saída está de alguma forma prejudicada, como uma inflamação por exemplo, isso irá consequentemente modificar o som da sua voz, levando a rouquidão.
Portanto, esse é um sinal de que algo não está muito certo com o seu corpo, seja pelo início de um resfriado, ou por algum outro problema presente em sua laringe.