- Publicidade -

Tesouros hídricos: Os 5 países com maior abundância de água doce!

0

É indiscutível o valor inestimável da água para a existência de vida em nosso planeta. Afinal, a abundância deste recurso é o que torna a vida viável, uma vez que todas as formas de vida – humanos, animais e plantas – dependem da água para suas funções vitais mais básicas.

- Publicidade -

Além disso, quem se lembra das aulas de biologia sabe que o corpo humano é constituído por aproximadamente 70% de água. No entanto, apesar desta aparente abundância, frequentemente nos deparamos com apelos para economizar, limitar o uso e alertas sobre a escassez. Por que será?

Leia mais:

Dia Mundial da Água: descubra a história por trás dessa data importante

Lula sanciona lei com medidas para combater o desperdício de água

- Publicidade -

Embora a Terra seja constituída por ¾ de água, apenas uma minúscula fração disso é apropriada para consumo, a qual chamamos de água doce.

Portanto, estima-se que aproximadamente 97,5% da água do nosso planeta é salgada, deixando apenas 2,5% como água doce.

No entanto, a situação se complica ao considerarmos que, desses 2,5%, cerca de 69% está congelada nas geleiras dos polos, restando para consumo apenas os 30% que se encontram em aquíferos e o 1% que flui pelos rios.

Desta forma, embora a água seja abundante globalmente, não toda ela é potável, o que confere um valor inestimável aos países que detêm grandes reservas de água doce. Mas quais seriam esses países mais afortunados em termos de água doce?

Os 5 países com maior abundância em água doce!

- Publicidade -

5º – China

Rio Yangtzé - água doce
Fonte Wikipédia/reprodução

A China já ocupa lugares de destaque em quase todas as listas sobre os países, sendo principalmente conhecida por sua enorme população. Sendo assim, para abrigar uma enorme população se faz necessário uma grande quantidade de espaço.

Neste enorme território ocupado pela China, há uma grande quantidade de rios, tal qual o ‘Rio Yangtzé’ com seus mais de 6 mil km de extensão. Ao todo, a China possui cerca de 2830 km³ de água – lembrando que “km³” refere-se a 3 dimensões: largura, comprimento e profundidade -.

4º – Indonésia

Rio Kapuas - água doce
Fonte Wikipédia/reprodução

A Indonésia é um caso muito interessante, afinal estamos falando aqui do maior arquipélago do mundo. Sendo assim, é comum que as pessoas pensem que o país não deveria estar nesta lista, pois água salgada não é própria para consumo.

Porém, a Indonésia é rica em ambos os aspectos, ou seja, rica tanto em água salgada quanto doce. Isso porque o país é composto por diversos rios, dos quais destacam-se o ‘Brantas’, ‘Kapuas’ e ‘Musi’. Quanto a sua quantidade total, é estimado que possua anualmente cerca de 2838 km³. 

3º – Canadá

Rio Mackenzie - água doce
Fonte: Meteorologiaenred/reprodução

O Canadá, assim como a China e os dois próximos itens da lista, possui uma grande quantidade de território ocupado, mas mais do que isso, o país possui uma grande quantidade de montanhas, que favorecem o escoamento da água e eventual surgimento de rios.

Sendo assim, ao longo do país são encontrados diversos rios e lagos, formados principalmente entre as suas montanhas, destacando-se as famosíssimas ‘Cataratas do Niágara’ e os rios ‘Mackenzie’ e ‘Yukon’. Anualmente o país contém aproximadamente 2902 km³ de água doce própria para consumo.

2º – Rússia

Rio Volga - água doce
Fonte Wikipédia/reprodução

Quando se trata de extensão territorial, é impossível não mencionar o “gigante” do mundo: a Rússia. Nenhum outro país no planeta supera a Rússia em tamanho, portanto, é natural que o país abrigue uma série de rios e lagos.

A Rússia conta anualmente com aproximadamente 4507 km³ de água doce, distribuída em seus diversos lagos e rios, incluindo o ‘Rio Volga’ e o ‘Rio Don’.

1º – Brasil

Rio Amazonas - água doce
Fonte Wikipédia/reprodução

No entanto, nenhum país se compara à nossa amada pátria, o Brasil, que ocupa o primeiro lugar em termos de água doce no mundo, mantendo sua posição incontestada. Isso se deve ao fato de que o Brasil dispõe anualmente de um impressionante total de 8233 km³ de água potável!

Essa quantidade notável de água doce pode ser explicada em primeiro lugar pela vasta extensão territorial do nosso país, que engloba inúmeros rios e lagos, como o ‘Rio São Francisco’ e as famosas ‘Cataratas do Iguaçu’.

Mas o verdadeiro protagonista do nosso país é o ‘Rio Amazonas’, reconhecido como o maior rio do mundo e que, justamente por isso, estende-se também por outros países da América Latina.

Contudo, a história não termina nos rios, pois como mencionado no início deste texto, a maior parte da água doce está armazenada em aquíferos, e o Brasil lidera também nesse aspecto.

No nosso país, existem dois aquíferos de destaque que se estendem por territórios de países vizinhos, os aquíferos Guarani e o Grande Amazônia.

No entanto, o último é uma união de vários aquíferos menores, por isso, alguns não o consideram como o maior do mundo, concedendo esse título ao Guarani, que tem mais de 80% de sua área dentro do território brasileiro, justificando assim a nossa vasta quantidade de água anual.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas