Brasileira desaparecida em Paris é encontrada. Polícia investiga possível assédio sexual. Leia mais sobre o caso e o retorno de Fernanda.
- Publicidade -
A brasileira Fernanda Santos de Oliveira, que estava desaparecida desde o dia 6 de maio em Paris, foi encontrada em sua casa no último sábado (18).
Segundo informações de sua irmã, Maria Aparecida de Oliveira, a polícia foi acionada por vizinhos que viram Fernanda retornar ao seu apartamento, e a levaram para um hospital para realização de exames.
Leia mais:
Voluntários em busca: Brasileira desaparecida em Paris mobiliza esforços de busca
- Publicidade -
O desaparecimento de Fernanda havia sido registrado no dia 6 de maio, e desde então, um grupo voluntário mobilizado por uma ONG ajudava na busca pela brasileira, distribuindo cartazes e fazendo buscas em hospitais da capital francesa.

Polícia investigará motivações do desaparecimento
Representantes da ONG que ajudaram nas buscas afirmam que Fernanda poderia estar sofrendo assédio sexual em um dos trabalhos e que isso pode ter motivado o desaparecimento. A polícia de Paris deve investigar as motivações do ocorrido, especialmente após a realização dos exames médicos na brasileira.
Quais são as implicações da situação irregular da desaparecida na França?
- Publicidade -
Na capital francesa, Fernanda trabalhava em um restaurante de culinária portuguesa e mantinha ainda dois empregos como faxineira.
Porém, ela vive irregularmente no país e estava em busca de regularizar sua situação. A investigação sobre o desaparecimento de Fernanda e os possíveis motivos por trás do episódio podem ter repercussões em sua situação migratória, no entanto, ainda não há informações oficiais a respeito.
A vida de Fernanda na França e o sonho de morar no exterior
Fernanda, que é natural de Botucatu (SP), chegou à França em abril de 2022 e, desde então, conseguiu conhecer Amsterdã, na Holanda, e Ibiza, na Espanha.
Sua irmã, Maria Aparecida, conta que Fernanda sempre quis viajar e conhecer o mundo, inclusive tentando obter o visto para os Estados Unidos, sem sucesso.
Antes de partir para a Europa, Fernanda trabalhou por mais de dez anos em uma indústria de Botucatu e, ao sair, fez diversos trabalhos temporários, como cuidadora e motorista para idosos.
A brasileira possui um filho de 23 anos no Brasil, que já lhe deu um casal de netos, e mantinha contato com a família através de videochamadas semanais, segundo Maria Aparecida.
Com a localização de Fernanda, o foco das autoridades e de sua família agora é entender o que ocorreu durante o período em que a brasileira ficou desaparecida, e garantir que ela esteja bem e segura em sua residência em Paris.