Adolescente morre após desafio perigoso no TikTok envolvendo overdose de antialérgico
Um adolescente de 13 anos, identificado como Jacob Stevens, perdeu a vida após participar de um desafio viral no TikTok que envolveu uma overdose de antialérgico.
Segundo informações da ABC 6, o “Desafio Benadryl” consiste em ingerir grandes quantidades do medicamento e filmar como o corpo reage.
Jacob, acompanhado por um grupo de amigos, tomou mais de 14 comprimidos do medicamento e começou a apresentar contrações musculares.
Ele foi levado para o hospital, onde permaneceu internado por seis dias, mas acabou sendo declarado com morte cerebral pelos médicos. A família decidiu desligar os aparelhos que o mantinham vivo.
O pai do adolescente, Justin Stevens, usou as redes sociais para alertar sobre os perigos do desafio, postando uma foto de Jacob no hospital e pedindo para que outros pais e familiares compartilhem a imagem e evitem que cometam o mesmo erro.
Após a morte de Jacob, seu pai falou com a ABC 6 sobre as tentativas de mantê-lo vivo, que foram “demais para o corpo dele”.
O Desafio Benadryl é conhecido desde 2020 e incentiva os internautas a tomar altas doses do antialérgico Difenidramina, que pode induzir alucinações, convulsões e problemas cardíacos se ingerido em grande quantidade.
Depois de grande repercussão do trágico caso de Jacob Stevens, o TikTok passou a bloquear a busca pelo “Desafio Benadryl” e emitir um alerta aos usuários:
“Alguns desafios online podem ser perigosos, perturbadores ou até encenados. Saiba como reconhecer desafios perigosos para poder proteger sua saúde e bem-estar”.
Para arrecadar fundos para o funeral e cremação de Jacob, seu pai utilizou as redes sociais, especificamente o Facebook. A família também está lutando por restrições de idade no TikTok e na compra de medicamentos de venda livre, como o antialérgico envolvido no desafio.