- Publicidade -

Ciclone bomba atinge EUA e as temperaturas podem chegar a -40°C; confira

0

Atingindo o Natal, ciclone bomba deve afetar todo o país no fim de semana.

- Publicidade -

Os Estados Unidos (EUA) e partes do Canadá sofreram nesta sexta-feira (23) com uma tempestade de inverno e o cenário é preocupante.

Com as temperaturas mais baixas vistas em décadas, 100 milhões de cidadãos estão sob alertas climáticos.

O Serviço Nacional de Meteorologia descreveu o fenômeno como “único em uma geração” e serão vistas temperaturas de -45 °C a -56 °C.

O inverno nos EUA

- Publicidade -

Fora do Brasil, acontece um fenômeno que causa curiosidade e desejo em grande parte das pessoas, que é ver a neve. Porém, nesse caso não podemos confundir um fenômeno pacífico de um ciclone bomba que tem a força de um furacão grau 3.

“Isto não é como um dia na nesse quando você era criança”, disse Joe Biden a jornalistas, em uma reunião informativa na Casa Branca sobre a situação do clima e transporte. “Isto é algo sério”, concluiu ele.

Você também pode gostar de ler:

SC entra em emergência após chuvas; confira

Mesmo com verão mais quente, RS seguirá tendo chuvas pontuais; veja

- Publicidade -

Especialistas meteorológicos informam que rajadas de neve já estavam ocorrendo das planícies centrais até as costas Leste e Nordeste do país.

O Serviço Meteorológico Nacional alertou: “As pessoas expostas ao frio extremo são suscetíveis ao congelamento em questão de minutos”. Ainda deram a dica de usarem luvas e meias pois as partes do corpo mais propensas ao congelamento, são as mãos e os pés. Além do risco de hipotermia.

O que é um ciclone bomba?

O ciclone surte a partir do encontro das massas de ar quente e fria. No entanto, o ciclone bomba surge quando a zona de baixa pressão se intensifica num período de 24 horas, por um processo chamado bombogênese.

Atingindo o Natal, ciclone bomba deve afetar todo o país no fim de semana.
Imagem: MetSul Meteorologia

Eles são mais vistos na costa leste dos EUA e do Canadá, em decorrência da terra fria e a corrente quente vinda do Golfo.

Esse fenômeno já ocorreu no Brasil?

Um ciclone bomba atingiu o Sul do Brasil em 2020, com ventos de ate 120 km/h, chuvas torrenciais e queda na temperatura nas cidades do RS, SC e Paraná. Em Santa Catarina, pelo menos 4 mortes foram registradas.

Ele nasceu a partir de um ciclone extratropical que se formou no Oceano Atlântico. Quando encontrou as condições de temperatura e pressão para evoluir, atingiu sua potência bomba em menos de 24.

Panorama geral nos EUA e Canadá

Ao menos 5.000 voos já foram cancelados e 24 mil foram adiados na quinta-feira (22).

Relatos de estradas cobertas de neve chegam sem parar e a imprensa afirmou terem ocorridos inúmeros acidentes.

“Várias estradas secundárias são consideradas atualmente como intransitáveis devido à neve profunda e aos ventos”, afirmou a Administração de Transportes de Dakota do Sul.

Com rajadas de vento superiores a 102 km/h, a sensação térmica deve chegar a -55 °C.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas