Mesmo com verão mais quente, RS seguirá tendo chuvas pontuais; veja
Com três meses de duração, o verão começa quarta-feira (21) e só terá fim no dia 20 de março de 2023.
Por que faz tanto calor no verão?
Por causa da inclinação da Terra para o Sol, sabemos que o verão é mais quente pois há maior incidência de radiação solar no hemisfério em que está nessa posição naquele momento.
Isso somado aos fenômeno do efeito estufa, e das massas de ar quente, aumenta muito as temperaturas. E o Sul não conseguirá escapar dessa ileso e, os dias quentes, com chuvas pontuais e pouco úmidos continuarão acontecendo.
O que será diferente?
A grande diferença dos últimos anos para esse é que haverá o aumento de 2º na temperatura de todo o Rio Grande do Sul.
Previsão para festas de fim de ano
A previsão é de que no fim de semana do Natal, a região Sul e a Fronteira Oeste tenham que lidar com chuvas fortes. Já na semana do Ano-Novo, uma frente fria está prevista. No interior do estado os últimos dias do ano devem ser secos e quentes.
Há grande chance de chuva em todo o Estado entre os dias 28 de dezembro e 3 de janeiro.
Você também pode gostar:
Uso de máscara volta a ser obrigatório em ambientes hospitalares de Porto Alegre; confira
Expectativa de Janeiro, Fevereiro e Março
Janeiro
Janeiro começa o ano 2° mais quente que nos anos anteriores. A região Norte do Estado terá média de 30ºC. Já no Sul, marcará 32°C.
A média do verão deve bater seus 31ºC em Porto Alegre. Já nas cidades de Bagé, Quaraí, Camaquã e Uruguaiana, os termômetros registrarão temperaturas próximas de 40°C.
Mesmo mais fraco, o La Niña continua ativo no Rio Grande do Sul, o que faz com que as chuvas diminuam.
As regiões de Campanha, Fronteira Oeste, Região Central, Sul e Litoral Sul devem ter menos dias chuvosos, enquanto na região metropolitana de Porto Alegre, Norte e Noroeste, a chuva deve ser a mesma que os moradores estão acostumados.
Assim, no Litoral Norte, teremos temperaturas acima da média e no Litoral Sul, dias mais secos, quentes e com muito Sol.
Fevereiro
Fevereiro enfrentará mais chuvas. Durante o mês, em regiões como a Serra, Porto Alegre e no Litoral, o risco de chuvas é maior e deve ficar acima da média esperada.
Já na Fronteira Oeste, o Sul e a Região Central, a chuva não conseguirá atrapalhar tanto o Carnaval, dias de Sol devem marcar o mês. A média de temperatura de fevereiro será maior.
Março
Março deve sofrer com um tempo mais instável. Até pouco depois da metade do mês, predominarão dias quentes e ensolarados, um pouco mais frios comparados ao mês anterior.
No Litoral Norte, na Serra e na Região Metropolitana as temperaturas tendem a estar na média. Já na região Sul, o esperado é ter menos chuvas e mais calor, grande parte pelas massas de ar quente vindas do norte da Argentina e oeste do Paraguai.