Uso de máscara volta a ser obrigatório em ambientes hospitalares de Porto Alegre; confira
Hospitais de POA voltam a usar máscara obrigatoriamente após publicação no Diário Oficial do estado.
O que o decreto diz sobre o uso de máscara?
De acordo com o decreto nº 21.790, publicado no Diário Oficial de POA, o uso de máscara em áreas assistenciais de hospitais, pronto atendimentos, unidades da saúde de Atenção Primária em Saúde e em instituições de longa permanência de idosos voltou a ser obrigatório a partir da última terça-feira, dia 20, e vale para instituições públicas e privadas.
A medida, determinada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), visa defender profissionais da saúde que atuam na linha de frente dos serviços de saúde, ainda mais depois de todo o ambiente caótico que foi visto em 2020 quando a COVID-19 estava no seu maior pico de contaminação.
Você também pode gostar de ler:
Mais de 1000 vagas de emprego estão abertas em Porto Alegre
Novos casos de COVID-19 estão sendo vistos
De acordo com o boletim feito, referente a semana do dia 30/10 ao dia 05/12, houve aumento do número de casos do vírus. Além do aumento do número de casos, o boletim também alertou sobre novas ocorrências de surtos, aumento da demanda de sintomáticos juntos aos serviços de atenção à saúde e novas internações por Síndrome Aguda Grave (SRAG).
Os dados vacinais revelam que a cobertura da segunda dose e reforços da vacina contra a covid-19 está insuficiente. Apenas 9,6% das crianças com idade entre 3 e 4 anos estão com duas doses; 24,4% entre adolescentes de 12 a 17 anos estão com dose de reforço; 29,3% das pessoas entre 18 a 79 anos estão com a dose do segundo reforço.
A decisão foi tomada pelo Executivo Municipal em conjunto com os representantes de hospitais através de uma reunião online.