Presença feminina: mulheres ocupam 60% dos cargos em empresas de tecnologia
Embora o setor seja ocupado prioritariamente por homens, mulheres vem crescendo significativamente nesta área de atuação.
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) aponta que, entre 2017 até este ano, a presença feminina aumentou cerca de 60%. Embora haja mudança, mulheres ainda têm dificuldade para alcançar cargos de liderança.
Apenas 33% dos cargos de diretor e gerente são ocupados por mulheres, segundo a Brasscom, Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação.
Talvez você também goste de ler:
Muffato Go: 1ª loja 100% autônoma, sem caixas da América Latina
SUS perde bilhões por ano, dinheiro pode ser investido em tecnologia
O setor de tecnologia da informação (TI) ainda é dominado por homens, porém empresas se mobilizam para reverter o cenário e aumentar a participação das mulheres nos últimos anos.
Como a líder em CRM no Brasil, a Pmweb. A empresa, que atua com marketing, tecnologia e dados, conta com metade dos 457 colaboradores sendo mulheres, das quais ocupam 60% dos cargos de gerência.
Um dos destaques da empresa é Grazielle Sbardelotto, que entrou como analista e em oito anos se tornou Vice-Presidente. Ela conta:
“Fico muito feliz de ver cada vez mais mulheres no segmento de tecnologia. Estamos sempre em busca de pessoas talentosas e diferenciadas que acrescentam valor ao nosso time.”
A VP da Pmweb comenta sobre a disputa na área:
“Ainda é um ambiente muito masculinizado, mas o mercado está mudando e também o interesse das mulheres pela TI, que estão galgando mais espaços especializados nesta área.”
A Engenheira de Soluções Sênior, Márcia Santos conta que desde a faculdade de computação sentia preconceito por ser mulher, fato que dificultou suas primeiras experiências profissionais. Ela conta que é respeitada, reconhecida e valorizada pela equipe da Pmweb.
Sbardelotto aborda a diversidade como fator essencial do mercado:
“Na Pmweb, o espaço conquistado pelas mulheres não é uma “bandeira feminista”, mas sim um movimento natural de uma empresa aberta e inclusiva que busca e valoriza profissionais qualificados, independente de gênero, cor, orientação sexual, etc.”
Na Pmweb, as mulheres preenchem 50% do board e ocupam os cargos de VP de Marketing Cloud, CFO, VP Business da Let’s Book (Spin off Pmweb) e Diretoria Administrativa.
Outra força feminina é Livia Schmitz, que também iniciou na empresa como analista, hoje ocupa o cargo de Diretora de Business & Strategy, com foco na plataforma Oracle, gerenciando cerca de 200 pessoas.
História da Pmweb:
A Pmweb faz parte do Grupo WPP desde 2017 e possui mais de 25 anos de expertise em CRM. A empresa possui um portfólio premiado de serviços focados em Data Driven Marketing.
Com integração de soluções e aplicação de estratégias e metodologias próprias de marketing e tecnologia para CRM através de marketing clouds, a Pmweb impulsiona a experiência das marcas com seus consumidores.
A empresa atende os principais players de varejo, hotelaria, grocery, health, aviação, indústria e serviços financeiros. A Pmweb também é a parceira Salesforce que mais cresce na América Latina.
É finalista dezenas de vezes e ganhadora de cinco Markie Awards, sendo a única empresa da América Latina premiada por automatização de marketing. Também é a única empresa certificada como CX Marketing Cloud for B2C e Digital Expertise da Oracle.
A empresa conta com duas spin-offs: Oto CRM, ecossistema digital que empodera o vendedor da loja física através de dados e CRM e Letsbook, e-commerce e CRM líder na hotelaria.