- Publicidade -

Lula é eleito o presidente da República do Brasil nas eleições de 2022 e terá seu terceiro mandato

0

Lula (PT) levou a maioria dos votos neste segundo turno, realizado no domingo (30), 50,86%, totalizando 59.870.236 brasileiros que o reelegeram. Portanto, Bolsonaro (PL) levou 49,14%, número correspondente a 57.853.140 votos.

- Publicidade -

Embora milhões de brasileiros tenham definido seu voto, ainda houve um cenário de números grandiosos de votos brancos e nulos. 1,43% dos brasileiros votaram em branco e 3,16% declararam voto nulo, representando respectivamente 1.756.920 e 3.902.883 eleitores.

Candidatos à vice-presidência da República votam em SP e RJ

Braga Netto, vice de Jair Bolsonaro (PL), votou em uma agência bancária na zona sul do RJ (Copacabana), no começo da manhã. Após votar, Netto (PL) declarou estar confiante em rápidas entrevistas a jornalistas:

“Estou confiante. Vi em Minas Gerais, vi no Nordeste… Estou muito confiante”.

- Publicidade -

O general informou que viajará a Brasília para acompanhar a apuração ao lado de Bolsonaro.

O vice de Lula (PT), Geraldo Alckmin (PSB), votou na zona oeste de São Paulo (Morumbi), na parte da tarde. Após votar, Alckmin (PSB) comentou o escândalo envolvendo a deputada bolsonarista Carla Zambelli:

“Eu acho lamentável, porque na realidade não é com violência, não é dando tiro que se deve fazer processo político. E mais: a lei é para todos. Não se pode estar armado neste momento.”

Urnas apuradas em demais países

Ao todo, 697 mil brasileiros estão aptos a votar no exterior, número que representa o dobro do registrado em 2014. Alguns países do exterior já possuem decisões publicadas.

- Publicidade -

Lula (PT), ganhou na Angola, Arábia Saudita, Austrália, Áustria, Bélgica, Bulgária, Cabo Verde, Chipre, Croácia, Coreia do Sul, Costa do Marfim, Dinamarca, Egito, Eslovênia, Eslováquia, Estônia, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Marrocos, Nigéria, Noruega, Nova Zelândia, Palestina, Polônia, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Rússia, Senegal, Singapura e Suécia.

Bolsonaro (PL) levou vitória no Catar, Chile, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Grécia, Guiana Francesa, Guiné-Bissau, Indonésia, Irã, Israel, Moçambique, Suriname e Tailândia.

No primeiro turno das eleições, Lula (PT) também ganhou no exterior levando 47% dos votos, representando 138 mil eleitores. Já Bolsonaro (PL), levou 41% dos votos, totalizando 122 mil brasileiros.

1º turno das eleições

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também teve um número surpreendente no primeiro turno, realizado em 2 de outubro. Após a apuração de 100% das urnas, recebeu um total de 57.259.504 votos, representando 48,43% dos eleitores que votaram na data.

Também no 1º turno, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, do Partido Liberal, obteve números estrondosos, embora tenha levado a minoria dos votos, 43,20%. Representando um quantitativo de 51.072.345 de brasileiros, que também votaram na data em questão.

Os dados podem ser acessados no site do TSE, no menu de “Resultados”.

Ambos os candidatos, em seu período de campanha, conscientizaram eleitores a estudarem seus projetos de campanha, a fim de que não houvessem votos brancos e nulos. Entretanto, 3.487.874 eleitores deram votos nulos, totalizando 2,82%. Já no cenário dos votos em branco, o número é de 1.964.779 brasileiros, representando 1,59%.

Último debate antes do 2º turno

O candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), em seu último debate presidencial, realizado pela Rede Globo nesta sexta-feira (28), foi questionado pela repórter Renata Lo Prete se aceitaria o resultado das eleições independente de sua vitória.

A jornalista questionou:

“Só para tirar a limpo de uma vez por todas. Candidato, eu entendo que suas palavras significam que o senhor respeitará o resultado, seja ele favorável ao senhor ou adverso ao senhor. É isso?”.

Jair respondeu:

“Não há a menor dúvida. Quem tiver mais voto, leva. É isso que é a democracia”.

Ele debateu com o ex-presidente Lula (PT), temas como: salário mínimo; auxílios governamentais destinados à população, como o atual Auxílio Brasil e o antigo Bolsa Família; política externa e corrupção; economia e preços, como o da gasolina; pobreza; aborto; respeito à Constituição; pandemia da COVID-19; saúde e o programa Mais Médicos; porte de armas, citando a visita de Lula ao Complexo do Alemão e o escândalo de Roberto Jefferson; violência contra mulher; empregos; meio ambiente.

O debate, mediado por William Bonner, teve quatro blocos e foi transmitido ao vivo pela TV Globo, pela GloboNews e pelo G1. Houve grande repercussão na mídia acerca de fake news sobre ambos os candidatos. Eles também debateram entre si sobre mentiras nas campanhas eleitorais.

Repercussão na mídia

Seus apoiadores manifestaram nas redes sociais, declarações comemorando a vitória. Familiares demonstraram felicidade e alegria:

“O Brasil da Esperança e do Amor!! Te amo meu Amor. Parabéns Brasil. O amanhã vai ser um lindo!”, publicou Janja, sua esposa através do Twitter.

“O amor venceu! O desafio vai ser grande mas vamos reconstruir esse país!”, publicou no Instagram a ex-senadora Marina Silva.

Políticos que são de sua chapa e apoiadores discorrem nas mídias a vitória:

“ADEUS TREVAS!!! A ESPERANÇA RENASCEU!!!!!”, afirma o influenciador e YouTuber Felipe Neto em sua conta no Instagram.

Maria Bopp, atriz e roteirista, também comemora, também via Instagram:

“Ganhamos!!! É 13!!! Vamo, Brasil””.

Fernando Henrique Cardoso publicou em sua conta do Twitter:

“Parabéns Lula pela vitória. Venceu a Democracia, venceu o Brasil!”.

“Parabéns Lula, que faça um excelente governo para todos!! Viva a democracia!!”, publicou um eleitor.

Outro apoiador comemora: “Venceu a democracia e a liberdade! É preciso mais literacia e paz!”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas