- Publicidade -

Quando é o momento certo para a primeira consulta com o ginecologista?

0

Dr. Renato Zucchi é um médico graduado desde 2004, com especialização em Ginecologia, Obstetrícia, Oncologia Pélvica e Endoscopia Ginecológica. Ele também é especializado em Medicina do Esporte, credenciado pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. Atualmente, ele atende em ambas as especialidades e ministra palestras e cursos de pós-graduação para médicos.

- Publicidade -

Em sua prática clínica, Dr. Zucchi frequentemente recebe perguntas sobre quando as meninas devem fazer a primeira visita ao ginecologista. A resposta para essa pergunta é complexa, pois depende das circunstâncias individuais de cada garota.

Leia mais:

Ginecologista é preso no DF acusado de violação sexual durante exames

Meninas são as que sofrem mais com problemas de saúde mental

- Publicidade -

Qual a idade recomendada para a primeira visita ao ginecologista?

O normal é que a primeira menstruação, chamada de menarca, ocorra entre os 9 e 14 anos de idade. Se isso acontece antes ou depois desse período, já justifica uma consulta com o ginecologista. As primeiras menstruações tendem a ser irregulares e podem ser acompanhadas de cólicas e fluxos mais intensos. E se os ciclos menstruais continuam irregulares após um ano da primeira menstruação, é aconselhável agendar uma consulta.

Freepik

Outros motivos para ir ao ginecologista na adolescência

Existem várias outras razões pelas quais uma adolescente pode precisar ver um ginecologista. Isso inclui cólicas menstruais intensas ou a necessidade de orientação sobre contraceptivos. Nesse caso, a indicação de um método contraceptivo deve ocorrer preferencialmente antes do início da vida sexual da adolescente.

- Publicidade -

Dr. Zucchi aconselha que a educação sexual comece em casa com a ajuda dos membros da família. No entanto, em muitos casos, os profissionais de saúde também podem dar uma grande contribuição, ajudando a esclarecer dúvidas, orientando sobre riscos e consequências, e auxiliando na escolha de um método contraceptivo adequado.

Exames de prevenção ao câncer de colo do útero

Segundo o Ministério da Saúde, a partir dos 25 anos ou em casos especiais, é recomenda a realização de exames preventivos para câncer de colo de útero, como a colpocitologia oncótica, conhecido popularmente como exame de Papanicolau. Esse exame consiste na coleta e análise das células do fundo da vagina e do colo do útero, permitindo identificar alterações nessas células causadas pelo vírus HPV antes de evoluírem para um câncer.

Na opinião de Dr. Zucchi, em geral, as mulheres costumam ser mais cuidadosas com a saúde, provavelmente por terem se acostumado com consultas médicas desde cedo. Ele acredita que o acompanhamento ginecológico não deve ser uma experiência desagradável ou assustadora, com esse objetivo, sugere que as adolescentes possam acompanhar a mãe em algumas consultas, visando familiarizar-se com o ambiente e os procedimentos realizados.

Lembre-se, os profissionais de saúde estão aqui para ajudar e oferecer o melhor possível. Portanto, as consultas ginecológicas são imprescindíveis para uma vida feliz e saudável, não só do ponto de vista físico mas também emocional, sexual e social.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas