Mulher desafia as probabilidades e engravida em dois úteros simultaneamente
Gravidez rara: Mulher com útero didelfo engravida em ambos os úteros simultaneamente
Nos Estados Unidos da América, mais precisamente no Alabama, uma mulher chamada Kelsey Hatcher vive uma experiência nunca antes registrada na história da medicina moderna. Diagnosticada com útero didelfo na adolescência, Kelsey descobriu em sua quarta gestação que estava grávida em ambos os úteros ao mesmo tempo, com uma criança saudável em cada um.
Essa condição, o útero didelfo, é bastante rara, afetando 0,3% da população feminina global. Esta irregularidade ocorre quando, durante o desenvolvimento embrionário, os ductos de Müller não se fundem corretamente, levando ao desenvolvimento de dois colos uterinos e dois corpos uterinos. Os médicos alertaram Kelsey na adolescência que ela teria um risco aumentado de abortos espontâneos e parto prematuro devido à sua condição. No entanto, ela já deu à luz três vezes sem contratempos.
Leia mais:
Adolescente vítima de bullying e homofobia abre fogo em escola, mata uma e fere dois
Ataque em escola desperta alerta: Lula condena fácil acesso de jovens a armas
Quando se fala em probabilidade, qual a chance de engravidar em dois úteros simultaneamente?
De acordo com Richard Davis, especialista em medicina materno-fetal consultado pelo The Washington Post, a probabilidade de engravidar de dois fetos em úteros separados como no caso de Kelsey é uma em um milhão. E Hatcher, ao desafiar essa probabilidade, está proporcionando a oportunidade para os profissionais de saúde aprenderem com sua experiência única.
Como é planejado o parto em um caso de gravidez em útero didelfo?
As gestações de Kelsey são únicas, já que os bebês não compartilham o mesmo útero, tornando-os tecnicamente não-gêmeos. Dra. Shweta Patel, a médica obstetra de Hatcher, explicou que ela e sua equipe estão cuidadosamente analisando todas as opções para o parto, que podem incluir cesarianas para ambos os bebês. A questão mais desafiadora é minimizar o risco de perda de sangue, pois dois cortes seriam necessários no processo do parto, um para cada útero.
Agora, a família Hatcher está se preparando para uma casa maior e para a chegada dos novos bebês, previstos para nascerem nesse Natal. Embora a ideia original de Hatcher sempre tenha sido ter três filhos, ela está ansiosa para a chegada dos novos membros da família.