- Publicidade -

Você pode ter fobia social? Veja os sinais e descubra agora!

0

A fobia socia é um problema sério. Difícil de lidar para quem vive o drama disso dia após dia. O que torna tudo mais complicado é que a fobia social, também identificada como Transtorno de Ansiedade Social, frequentemente é confundida com outras situações como simples timidez ou vergonha, mas é bem mais nociva que isso e pode causar estragos assustadores na vida dos que sofrem com a condição.

- Publicidade -

Não é fácil conviver com a constante insegurança de se expressar, de falar em público, de estabelecer relações interpessoais, sem ficar preocupado se seu comportamento vai ser julgado de maneira inadequada, gerando consequências negativas. Esta condição, pode em casos mais extremos, levar até mesmo a problemas sérios de saúde mental, como depressão profunda.

Fobia social
Imagem: Luis Miguel Real

Leia mais:

Adolescente vítima de bullying e homofobia abre fogo em escola, mata uma e fere dois

- Publicidade -

Ataque em escola desperta alerta: Lula condena fácil acesso de jovens a armas

Entendendo mais profundamente a Fobia Social

O Brasil tem por volta de 13 milhões de pessoas sofrendo de Transtorno de Ansiedade Social. Aquelas situações que mais representam terror para essas pessoas são as que envolvem a necessidade de se expor diante de outros, como falar em público ou mesmo realizar uma ligação telefônica. Em alguns casos, a ansiedade social pode surgir instantes antes do indivíduo entrar em seu local de trabalho onde sabe que irá encontrar outras pessoas.

Quais são os sintomas e tipos da Fobia Social?

As características da fobia social estão claramente relacionadas ao medo de ser mal interpretado em situações públicas. Pessoas que sofrem de fobia social estão sempre preocupadas em parecer ansiosas e demonstrarem os sintomas físicos como rosto corado, tremores, gagueira, suar excessivamente, ter o coração acelerado ou simplesmente ficar em silêncio diante dos outros por não saber o que falar.

- Publicidade -

Em geral, há dois tipos de fobia social:

  1. Simples: a pessoa sente ansiedade social apenas em um ou alguns tipos de situações.
  2. Generalizada: a pessoa tem medo da maioria das situações sociais.

Os sintomas da fobia social envolvem, sobretudo, a preocupação constante em parecer envergonhado diante dos outros, principalmente de passar a impressão de que são ansiosos, fracos, “loucos” ou ridículos. Alguns dos sintomas mais comuns são palpitações, tremores, suores, tensão muscular, náuseas, boca seca, ondas de calor, vermelhidão e voz trêmula.

O que pode ser feito para tratar o Transtorno de Ansiedade Social?

Assim como outros transtornos de ansiedade, a psicoterapia cognitivo-comportamental tem mostrado resultados positivos no tratamento do Transtorno de Ansiedade Social. Essa abordagem foca no “aqui e agora” e visa mudar pensamentos disfuncionais e ensinar novas habilidades para que as pessoas possam lidar melhor com as situações sociais.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas