- Publicidade -

Aumento alarmante de 24% em denúncias de violência Infantil no Brasil: Entenda o atual cenário

0

Violência Infantil: Aumento de 24% nas denúncias – entenda o atual cenário brasileiro

- Publicidade -

Em um mundo onde nossas crianças deveriam experienciar céu azul e brincadeiras ao ar livre, chegamos, infelizmente, a uma dura realidade. A violência contra a criança e o adolescente tem se tornado uma triste rotina. Estatísticas recentes indicam um aumento gritante de 24% no número de denúncias deste tipo de violência, segundo dados do Disque 100.

O Disque 100 é um canal de atendimento de cunho governamental, ligado ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, cujo objetivo é receber denúncias de violações dos direitos humanos. Nele são registrados casos de violência física, psicológica, sexual, além de negligência e exploração do trabalho infantil.

Leia mais:

Mudanças no Psiu: São Paulo pretende modificar programa para que sejam aplicadas multas

- Publicidade -

Tesouro escondido: Mulher descobre pintura de R$ 1,2 Milhão que comprou por apenas R$ 20!

Musas, compartilhamos um fato na Tendência

Esse aumento de 24% é alarmante, porém, mais alarmante ainda é perceber que de 3% a 5% dessas denúncias são relacionadas a crianças com deficiência, enquanto impressionantes 57% referem-se a casos de violência contra crianças com deficiência mental ou intelectual. São números que reforçam a necessidade de um olhar mais atento e ações efetivas para combater esse drama silencioso.

Avanço na Lei Henry Borel

No esforço para coibir a violência infantil, um passo importante marcou a legislação brasileira em 2022 com a aprovação da Lei Henry Borel. Essa lei classifica o homicídio de menores de 14 anos como crime hediondo e impõe punições mais severas para crimes de injúria e difamação cometidos contra menores. Seu intuito é proporcionar uma proteção ainda maior para nossas crianças frente a esse aumento de violência.

- Publicidade -

A visão da Especialista Dra. Bárbara Heliodora

Apesar de o panorama jurídico ter registrado avanços, especialistas alertam que a proteção às crianças ainda precisa de maior atenção nos tribunais. É o que alega a Dra. Bárbara Heliodora, advogada de família e especialista em alienação parental, “A proteção da violência contra mulher é extremamente fundamental, mas é preciso aumentar o nível de proteção das nossas crianças para que a gente chegue ao mesmo nível de proteção contra as mulheres que temos hoje.”.

A advogada chama a atenção para o fato de que muitos casos de violência infantil não conseguem uma solução jurídica adequada, situação que ela atribui à falta de apoio e atenção à violência infantil no Brasil.

Cabe a nós, enquanto sociedade, fazermos a nossa parte na luta pela proteção das nossas crianças. A denúncia contra qualquer tipo de violência infantil pode ser feita diretamente nas delegacias especializadas e também através do Disque 100. Faça a diferença, denuncie!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas