Atualmente, praticamente todas as pessoas têm conhecimento sobre os perigos presentes na internet.
- Publicidade -
Roubo de dados, acesso a contas bancárias, acesso a fotos e vídeos, tudo isso está em perigo se o usuário não tomar cuidado com que sites está acessando ou em que links está clicando.
Leia Mais:
Proteção ou Invasão? Um Olhar Sobre o Controle Parental na Internet
Hacker americano confessa fraude milionária após prisão no Brasil
- Publicidade -
Porém há um outro perigo pelo qual poucas pessoas se protegem, o Wi-Fi. Redes Wi-Fi são as mais utilizadas quando se trata de acesso a internet, talvez até mais que conexão via cabo de rede.
Ainda que geralmente Wi-Fi pessoais sejam devidamente protegidos contra invasões, o Wi-Fi público é o verdadeiro problema.
Muitas pessoas não possuem planos de dados móveis, ou então seus dados acabaram em um momento importante, ou simplesmente há quem não deseja afastá-los, e portanto, fazem uso das redes Wi-Fi presentes em Shoppings, lojas e outros estabelecimentos.
Mas afinal, por que o Wi-Fi público é perigoso?

- Publicidade -
Em shoppings, lojas, restaurantes e demais estabelecimentos, é comum que haja uma rede Wi-Fi pública.
Por vezes essa rede só pode ser acessada por senhas disponibilizada pelos funcionários, ou então por login com nome e CPF.
Contudo, ainda que tenha algum tipo de senha, essa é compartilhada com várias pessoas, inclusive aquelas mal intencionadas.
Em geral, redes públicas tem uma segurança fraca, o que facilita a invasão de hackers aos aparelhos conectados.
Essa situação pode levar ao problemas descritos anteriormente, como roubo de dados e outros. Há casos inclusive, que criminosos enviam um sinal falso, simulando a verdadeira rede de Wi-Fi, para que os usuários acessem diretamente o aparelho do hacker, facilitando ainda mais a sua ação.
Mas como é possível impedir esses ataques?
A melhor das opções para aqueles que precisam constantemente acessar redes públicas é instalar em seu aparelho – seja smartphone, notebook ou tablet – uma VPN.
A VPN é basicamente um sinal “falso”, em que o IP que acessou a rede não será o original de seu aparelho. Em outras palavras, é como apresentar um RG falso.
Além disso, também é importante ter cuidado com que tipo de acesso você está realizando nesta rede.
Por exemplo, não realize login em sites e aplicativos importantes, não faça transferências bancárias, e tenha muito cuidado com o tipo de arquivos que possui em seu aparelho.