- Publicidade -

Reciclando bitucas de cigarro: Pesquisadores da Lituânia desenvolvem biocombustível sustentável e de baixo custo

0

Você sabia que as bitucas de cigarros, que são a fonte de uma imensa poluição ambiental, não são completamente inúteis? A Universidade de Tecnologia de Kaunas, na Lituânia, pesquisou e desenvolveu uma nova técnica de reciclagem para os resíduos dos cigarros. Com auxílio de um processo denominado pirólise, foi possível extrair um substância conhecida como triacetina.

- Publicidade -

Este composto químico é muito valioso na indústria de biocombustível, pois funciona como um aditivo para o biodiesel, ajudando a reduzir tanto o seu custo quanto a emissão de gases de efeito estufa. A novidade está na origem da triacetina, que normalmente é produzida quimicamente, enquanto agora passa a ser adquirida por meio da reciclagem das bitucas dos cigarros.

Foto: Reprodução OMA

Leia mais:

Adolescente vítima de bullying e homofobia abre fogo em escola, mata uma e fere dois

- Publicidade -

Ataque em escola desperta alerta: Lula condena fácil acesso de jovens a armas

Como funciona o processo de obtenção da triacetina a partir das bitucas de cigarro?

Começa com os resíduos coletados, que depois são submetidos a altas temperaturas em um reator, sem presença de oxigênio. Desse processo de pirólise, emerge basicamente três produtos: óleo, carvão e gás. De maior interesse para os pesquisadores é o óleo, que por conter cerca de 43% de triacetina, passa a ser identificado como um aditivo potencial para o biodiesel.

O carvão e o gás extraídos também possuem aplicações diversas, sendo o primeiro útil para produção de fertilizantes, elementos absorventes e armazenamento de energia; e o segundo, para geração de calor.

- Publicidade -

O que este avanço representa para a gestão de resíduos e meio ambiente?

Aproximadamente, 6,5 trilhões de cigarros são comprados anualmente no mundo, o que resulta em mais de 1,1 milhão de toneladas de resíduos todo ano. Anteriormente considerado um material descartável e tóxico, o resíduo de cigarro agora ganha um novo propósito. Este fato indica de forma concreta que nossa capcidade de lidar com resíduos e tratá-los de maneira mais sustentável e eficaz está em um contínuo processo de aperfeiçoamento.

O chefe da pesquisa, Samy Yousef, revela que o grupo pretende ainda explorar diversas outras possibilidades de uso dos resíduos de cigarro. Para tanto, uma estratégia de coleta de resíduos e um sistema de reciclagem, que consiste na pirólise a 750°C das bitucas, já está sendo proposta pelos pesquisadores. O objetivo é converter termicamente as pontas de cigarro em carvão, gás e óleo, de forma eficiente e sustentável, a fim de viabilizar a prática em larga escala.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas