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GOLPE! Motoristas da Uber enganam passageiros e lucram com corridas fictícias

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Após um passageiro informar o código de segurança, alguns motoristas do aplicativo Uber têm aplicado um golpe, dando início à viagem mesmo sem a pessoa estar a bordo.

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Esse chamado “golpe do código de segurança” foi relatado em uma reportagem da Folha de São Paulo, revelando como esse método funciona.

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Usuários do Uber sob ataque: Entenda o novo golpe que está em alta

Antes de chegar ao local de embarque, os motoristas utilizam o chat do aplicativo para solicitar ao usuário o código de segurança da corrida.

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Após o passageiro informar o número, os motoristas conseguem iniciar a viagem mesmo sem a presença real do passageiro. Esse número solicitado é o U-código, uma combinação de quatro dígitos que serve como código de segurança da Uber.

O objetivo original desse código é garantir a segurança das corridas, permitindo que tanto o motorista quanto o passageiro verifiquem se estão na corrida correta ao confirmar a combinação do código.

No entanto, alguns motoristas têm se aproveitado dessa funcionalidade para aplicar o golpe e cobrar valores elevados por viagens inexistentes.

O novo golpe no UBER:

Casos desse golpe envolvendo motoristas da Uber foram relatados nas redes sociais, e a Folha de São Paulo entrevistou algumas vítimas na cidade de São Paulo.

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Uma das vítimas, Fernanda Gasparino, relatou que a motorista solicitou o código no chat, e após informá-lo, a corrida começou sem a sua presença, sendo redirecionada para outros locais. Ela recebeu uma notificação informando que a viagem havia sido concluída, com uma cobrança de R$ 50.

A Uber esclareceu que possui uma ferramenta chamada U-Código, que consiste em uma senha de quatro dígitos gerada pelo aplicativo para cada viagem.

Essa senha deve ser fornecida verbalmente pelo usuário ao motorista ao entrar no veículo, para que ele possa iniciar a viagem.

A empresa reforçou a importância de não compartilhar os quatro dígitos com o motorista antes que ele chegue ao ponto de embarque.

A Uber também enfatizou que, caso uma pessoa acredite ter sido vítima de um crime cometido pelo motorista ou passageiro, é encorajado acionar as autoridades competentes.

A empresa possui uma equipe composta por ex-policiais e um time de resposta a autoridades prontos para colaborar com as investigações de acordo com a legislação vigente.

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