Escrivã da Polícia é encontrada morta após esconder assédio para poupar familiares
Escrivã da Polícia silencia sobre assédio sofrido e é encontrada morta. PCMG investiga o chocante caso que evidencia o combate ao assédio.
Na cidade de Antônio Carlos (MG), a escrivã da corporação de Carandaí (MG), Rafaela Drumond, foi encontrada morta na noite de sexta-feira (9).
Seu pai relatou em entrevista, na última quarta-feira (14), que ela teria escondido casos de assédio para poupar a família.
Leia mais:
Homem finge morte para dar uma lição à família e aparece em seu próprio funeral
O caso vem à tona após a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) confirmar um inquérito para “apurar as circunstâncias que permearam os fatos”.
Segundo informações do Sindicato dos Escrivães da Polícia Civil de Minas Gerais (Sindep-MG), Rafaela havia feito uma consulta com o jurídico da organização na semana passada, perguntando sobre os limites de carga horária de trabalho, mas não mencionou o assédio que estaria sofrendo.
O Sindep-MG ressaltou que há informações sobre casos de afastamento de policiais na regional onde Rafaela trabalhava, devido a questões de saúde mental, mas infelizmente, a tragédia ocorreu antes que a entidade pudesse comparecer ao local.
O que diz a PCMG sobre o caso?
A Polícia Civil de Minas Gerais informou que abriu um inquérito para investigar as circunstâncias da morte de Rafaela Drumond, bem como possíveis atos de assédio que ela pode ter sofrido.
A corporação destacou que possui um rigoroso controle interno e se compromete a apurar os fatos de modo transparente e imparcial.
Posicionamento do Sindep-MG
Em nota, o Sindicato dos Escrivães da Polícia Civil de Minas Gerais lamentou profundamente a morte da escrivã e ressaltou que, mesmo com provas produzidas pela vítima, infelizmente não foi possível evitar a tragédia. A entidade afirmou que está acompanhando o caso de perto e cobrando a apuração rigorosa dos fatos.
Como lidar com casos de assédio no ambiente de trabalho?
Diante da triste notícia sobre Rafaela Drumond, é importante lembrar a importância do enfrentamento e da denúncia de casos de assédio no ambiente de trabalho.
Algumas dicas para lidar com essa situação incluem:
- Procurar pessoas de confiança para conversar e contar o que está acontecendo;
- Registrar todas as situações de assédio, como mensagens, e-mails e conversas;
- Comunicar o ocorrido aos responsáveis pela empresa ou instituição;
- Se necessário, procurar apoio jurídico e acionar as autoridades competentes.
Essas medidas podem auxiliar na prevenção e combate ao assédio e contribuir para a construção de um ambiente de trabalho mais seguro, respeitoso e saudável para todos.