”É uma boneca”: Margot Robbie fala sobre a sexualização da personagem Barbie
Há séculos, infelizmente, vivemos em uma sociedade marcada pelo machismo, na qual as mulheres são frequentemente subestimadas, ridicularizadas e, acima de tudo, sexualizadas. Esse comportamento pode ser observado em todo o mundo, e, em alguns casos, até mesmo resulta em crimes horríveis contra as mulheres.
A sexualização generalizada deriva da objetificação do corpo feminino, onde as mulheres são despojadas de sua humanidade, sendo reduzidas apenas a objetos para satisfazer os desejos sexuais masculinos.
Leia mais:
Live-action de ‘Barbie’: Novo trailer revela enredo altamente esperado após grande expectativa
Esse comportamento irracional não se restringe apenas às mulheres reais, mas também se estende a qualquer representação feminina ou ao corpo feminino em si.
Durante muitos anos, isso foi evidente até mesmo nas bonecas da Barbie, que, por representarem o corpo feminino, foram alvo de sexualização por parte dos homens.
Agora, com o lançamento do novo filme live-action da Barbie, a diretora feminista Greta Gerwig aborda essa questão em sua produção, como pode ser observado nos trailers divulgados até o momento.
Como a sexualização da Barbie está sendo abordada no live-action?
Em dois trailers o espectador pode ver dois momentos distintos que representam perfeitamente como a sexualização força um estereótipo em cima de uma “boneca”.
No primeiro deles, que inclusive virou meme na internet, vemos ‘Ken’, interpretado por ‘Ryan Gosling’ falando para ‘Barbie’, interpretada por ‘Margot Robbie’ para que ambos dormissem juntos naquela noite. O pedido de Ken é rebatido por Barbie que o questiona: “Mas para fazer o que?”.
Apesar de ser um tom cômico, o trecho levanta a discussão de que tanto Barbie quanto Ken são bonecos, ou seja, não possuem nenhum órgão, tal qual, órgãos sexuais. Essa questão foi discutida por Margot Robbie em uma entrevista, em que ela afirma que Barbie não deve ser sexy.
“Eu fico tipo ‘Ok, ela é uma boneca’. Ela é uma boneca de plástico. Ela não tem órgãos. Se ela não tem órgãos, ela não tem órgãos reprodutivos. Se ela não tem órgãos reprodutivos, ela sentiria desejo sexual? Não, acho que não conseguiria. […] Ela é sexualizada, mas nunca deveria ser sexy. […] Ela pode usar saia curta, mas porque é divertido e rosa. Não porque queria que você visse a bunda dela”.
Inclusive, durante o último trailer lançado nesta quinta-feira, dia 25 de maio, os espectadores puderam ver uma cena em que um homem chega por trás da Barbie e bate no bumbum dela. A “boneca” se vira e dá um soco na cara do assediador.
Na cena seguinte vemos Barbie sendo presa pelo ocorrido, o que é um absurdo, já que ela estava apenas se defendendo.
Porém, essa é exatamente a discussão que Greta quer levar para o público, porque as mulheres têm seus corpos objetificados pelos homens e quando fazem algo a respeito, elas estão erradas?
É interessante ver como a protagonista do longa e a diretora estão em harmonia sobre o fato de que a Barbie nada mais é do que uma boneca, e não deve ser sexy, apesar de, infelizmente, ser sexualizada pelos homens.