- Publicidade -

Avanço para as Mulheres: Senado Aprova Primeira Embaixadora do Brasil nos EUA

0

Maria Luiza Viotti faz história: Saiba mais sobre sua trajetória e as aprovações no Senado. Conheça a pioneira na diplomacia!

- Publicidade -

O Senado Federal aprovou na noite de quarta-feira (17/5) a indicação da diplomata Maria Luiza Viotti para ocupar o cargo de embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, tornando-a a primeira mulher a ser nomeada para a posição.

Com uma vasta experiência internacional, a diplomata teve sua nomeação aprovada com 44 votos favoráveis, apenas um voto contrário e uma abstenção.

Leia mais:

Bolsonaro deve ser submetido a novo procedimento no Brasil; entenda

- Publicidade -

O crescimento de mulheres lutadoras nas academias do Brasil é real

Maria Luiza Viotti possui 69 anos e ingressou na carreira diplomática em 1976, após se formar em Ciências Econômicas pela Associação de Ensino Unificado de Brasília dois anos antes.

maria luiza viotti
Fonte: Gazeta do Povo

Ao longo da sua trajetória, completou diversos cursos de aperfeiçoamento em diplomacia e obteve o título de mestre em Economia pela Universidade de Brasília (UnB).

Qual a experiência profissional da nova embaixadora?

- Publicidade -

Ao longo de sua carreira, Maria Luiza Viotti exerceu diversos cargos importantes, como conselheira na embaixada do Brasil na Bolívia e embaixadora-representante permanente na Organização das Nações Unidas (ONU) entre 2007 e 2013.

Além disso, foi embaixadora do Brasil na Alemanha de 2013 a 2016 e chefe de gabinete do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, entre 2017 e 2022.

Outras aprovações no Senado

Na mesma sessão, o Senado também aprovou a indicação do diplomata Julio Glinternick Bitelli para o cargo de embaixador do Brasil na Argentina, com 42 votos favoráveis, 2 contrários e 3 abstenções.

Julio Bitelli é natural de Santo André (SP) e possui experiência em diversas embaixadas brasileiras ao redor do mundo, como Washington (EUA), Buenos Aires (Argentina), La Paz (Bolívia), Túnis (Tunísia), Bogotá (Colômbia) e Rabat (Marrocos).

Por fim, o diplomata Sérgio França Danese teve seu nome aprovado para a representação permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU), com sede em Nova York (EUA).

Danese recebeu 40 votos favoráveis e 2 contrários, além de uma abstenção. Formado em letras, ele já ocupou cargos de embaixador em países como Argélia, Argentina, Peru, República de Maurício e Reino do Lesoto.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas