- Publicidade -

Novo diretor do Banco Central é anunciado por Haddad; confira!

0

Nesta segunda-feira (8), o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou o novo diretor de política monetária do Banco Central. Gabriel Galípolo é o novo responsável pelo cargo conforme anunciado por Haddad para diversos jornalistas.

- Publicidade -

O Banco Central é a autoridade monetária do país responsável pela execução da política monetária e pela regulamentação do sistema financeiro. Para Haddad, a escolha foi feita para ”entrosar as equipes do BC e da Fazenda”.

“A primeira vez que ouvi o nome dele (Gabriel Galípolo) para o Banco Central partiu de Roberto Campos Neto. Eu estava no G20, na Índia, e fomos almoçar juntos. Foi a primeira pessoa que mencionou a possibilidade de Galípolo ir para o Banco Central, no sentido de entrosar as equipes do BC e da Fazenda, disse o Haddad.

Galípolo era secretário executivo da Fazenda. O ex-secretário já foi chefe da Assessoria Econômica da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. Além disso, foi também diretor de Estruturação de Projetos da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo.

Com a mudança de cargo, o novo secretário deverá ser Dario Durigan por meio da indicação de Haddad.

- Publicidade -

“Com tudo correndo bem na tramitação dos nomes dos diretores junto ao Senado Federal, o Dario assume a secretaria imediatamente após a posse do Gabriel Galípolo no Banco Central”, disse o Haddad.

Funções do Banco Central

As principais funções do banco central são implementar a política monetária, supervisionar e regular as instituições financeiras, emitir moeda, administrar as reservas estrangeiras do Brasil e promover a estabilidade financeira.

Por esse motivo, para atingir esses objetivos, o Banco Central do Brasil trabalha em estreita colaboração com outros órgãos governamentais, incluindo o Conselho Monetário Nacional e o Ministério da Fazenda.

Além disso, o órgão também é responsável pela publicação de dados e estatísticas econômicas e financeiras, que são amplamente utilizados por formuladores de políticas, pesquisadores e investidores para monitorar a economia e os mercados financeiros do Brasil.

- Publicidade -

Alguns dos principais indicadores econômicos que o banco publica incluem taxas de inflação, taxas de juros e balanço de pagamentos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas