O visto voltará a ser exigido pelo Brasil para alguns países
O Brasil, que não contava com a exigência de visto desde 2019, voltará a requisitar documento para os EUA, Canadá, Austrália e Japão. Veja!
Nos últimos anos, o Brasil tem tomado medidas para atrair turistas e investidores de todo o mundo.
Em 2019, o país eliminou a exigência de visto de entrada para cidadãos dos Estados Unidos, Japão, Canadá e Austrália, a fim de estimular o turismo e os negócios.
No entanto, essa política está prestes a mudar. Segundo informações recentes, a exigência de documento será reinstaurada a partir de 1º de outubro, mas com uma novidade:
Os viajantes poderão solicitar o visto eletronicamente.
Visto será ato de “reciprocidade”
A partir de 1º de outubro deste ano, cidadãos dos Estados Unidos, Japão, Canadá e Austrália precisarão novamente solicitar visto para entrar no Brasil, de acordo com informações recentes.
No entanto, a solicitação poderá ser feita eletronicamente, sem a necessidade de comparecer a um consulado brasileiro.
O governo Lula acredita que o impacto da mudança será mínimo e baseia-se em dados de entrada de pessoas desses países desde a isenção, em 2019.
Segundo o governo, houve um aumento de 12% na entrada de norte-americanos, enquanto a entrada de japoneses diminuiu 4,4%.
Além do retorno da exigência de visto eletrônico para turistas dos países citados, acontecerá a ampliação do prazo de validade, passando de 5 para 10 anos, com múltiplas entradas.
Outra mudança importante é a redução da taxa, que será de US$ 40, em comparação com os antigos US$ 160.
Essa retomada da exigência do documento tem gerado discussões sobre suas possíveis consequências para o turismo e os negócios no Brasil.