- Publicidade -

5 alimentos poderosos que contribuem para a saúde do cérebro

0

O cérebro é um dos órgão mais importantes do corpo humano, responsável por controlar e coordenar todas as funções do corpo. Ele é designado para controlar as emoções, a memória e o aprendizado.

- Publicidade -

Além disso, ele também é responsável por interpretar estímulos do ambiente, como som, luz e tato. Sem o cérebro, o corpo seria incapaz de funcionar e sobreviver, por esse motivo, é extremamente importante se cuidar, mantendo hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada.

Alimentos que contribuem para um bom funcionamento do cérebro

De acordo com o The American Journal of Clinical Nutrition, existem alguns alimentos que contribuem para uma mente mais saudável e ativa. Confira quais são esses alimentos:

Peixes

- Publicidade -

Peixes ricos em ômega-3, como salmão, atum e sardinha, ajudam a proteger o cérebro e reduzir o risco de possíveis demências.

Isso porque o ômega-3 é um tipo de gordura saudável que é essencial para o bom funcionamento do cérebro. Ele ajuda a reduzir a inflamação no cérebro e a proteger as células virais de danos.

Sementes

As sementes de abóbora, nozes e amêndoas são fontes ricas de gorduras, incluindo o ômega-3 e ômega-6, que são importantes para a saúde do cérebro. Além disso, elas são ricas em ácidos graxos, ajudando a combater o Alzheimer.

Frutas e vegetais

- Publicidade -

Frutas e vegetais são alimentos extremamente importantes para a saúde do cérebro. Eles são ricos em nutrientes, vitaminas e antioxidantes que ajudam a proteger as células radiais contra danos oxidativos e fisiológicos.

Grãos integrais

Os grãos integrais são nutritivos para a saúde do cérebro. Eles contêm fibras, vitaminas do complexo B e minerais, como ferro e zinco, que são importantes para o desenvolvimento e manutenção do cérebro.

Alguns estudos gostaram de que uma dieta rica em grãos integrais pode ajudar a reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer.

Chá-verde e café

Tanto o chá-verde quanto o café podem ser estimulantes para a saúde do cérebro. Isso porque ambas as bebidas contêm cafeína, um estimulante que pode melhorar a concentração, o humor e a memória a curto prazo.

Alzheimer é genética ou alimentação?

Pesquisadores da Universidade de Oxford identificaram que um cardápio bem elaborado pode reduzir em 20% o risco de Alzheimer. Nesse sentido, é possível compreender que o estilo de vida revela muito sobre a predisposição à demência.

Por esse motivo, não deixe de fazer exercícios físicos, beba água, invista em uma alimentação equilibrada e tente reduzir o estresse para evitar doenças desse tipo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas