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Air France e Airbus: parentes das vítimas do voo Air France 447 relatam “Consternação e raiva” após absolvição

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A Justiça da França decidiu absolver a companhia aérea Air France e a fabricante de aviões Airbus responsável pelo voo que caiu em uma viagem do Rio de Janeiro a Paris em 2009. A decisão causou muita revolta nos parentes das vítimas francesas do voo Air France 447.

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Entenda a decisão

Segundo a Justiça da França, não foi possível demonstrar a relação de causalidade entre as imprudências cometidas pelas empresas com o acidente.

Danièle Lamy, presidente da associação Entraide et Solidarité voo Air France 447, que representa as famílias das vítimas disse que esperava uma decisão mais imparcial.

“Esperávamos um veredicto imparcial, não foi o caso. Estamos enojados. Destes 14 anos de espera, nada resta além de desesperança, consternação e raiva”, disse a Danièle.

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Renata Mendonça é uma brasileira que perdeu o marido, Marco Antonio na tragédia. Ela comentou sobre a decisão e compartilhou um sentimento de revolta, como a maioria:

“Eu não vou dizer que estamos surpresos. A gente viu, nas audiências em Paris, em novembro do ano passado, que já dava essa pista para nós. Infelizmente, fomos cobaias, pagamos com a vida dos nossos queridos”, disse a viúva.

Voo Air France 447

O voo Air France 447 era um voo de passageiros programado da cidade do Rio de Janeiro para Paris, que caiu no Oceano Atlântico em junho de 2009, matando todos os 216 passageiros e 12 tripulantes a bordo. Estavam presentes no avião passageiros de diversas nacionalidades, sendo:

  • 61 franceses;
  • 58 brasileiros;
  • 2 espanhóis;
  • 1 argentino

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Quanto aos tripulantes que estavam de serviço, 11 eram franceses e um era brasileiro.

A queda do avião foi causada por uma combinação de fatores, incluindo erros humanos e falhas técnicas. Ao investigar revelaram que a tripulação não conseguiu corrigir uma falha técnica na velocidade do ar do avião e que a aeronave entrou em uma situação de estol, perdeu altitude e caiu no oceano.

As caixas-pretas mostram que os pilotos foram desorientados por uma falha quando as sondas de velocidade Pitot congelaram no meio da noite. Com isso, não foi possível impedir a queda do avião, que segundo as informações coletadas, ocorreu em menos de cinco minutos.

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