Carteira de Trabalho Digital ganha espaço e aposenta documento físico
Era uma vez um livrinho azul! Há alguns anos, a carteiras de trabalho física era muito utilizada e o cada carimbo era motivo de comemorar. No entanto, com o avanço do digital, as maioria das empresas deixaram de solicitar esse documento.
- Publicidade -
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em papel era um documento físico emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que registrava a vida profissional do trabalhador.
Ela continha informações como o número do PIS/PASEP, dados pessoais, contratos de trabalho, férias, férias, contribuições ao INSS, entre outros.
O processo para emitir o documento físico muitas vezes era demorado, e levava semanas para ser entregue ao trabalhador. No entanto, em 2019 foi lançada a Carteira de Trabalho Digital, que tornou a versão em papel facultativa e não mais obrigatória para a inscrição de trabalhador.
Carteira de Trabalho Digital
- Publicidade -
Com a CTPS Digital, os trabalhadores podem ter acesso a todas as informações referentes ao seu histórico de trabalho através de uma plataforma online, o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”. Para isso também é necessário criar uma conta no site do governo gov.br.
Além disso, a tecnologia agiliza os processos e ainda ajuda a evitar fraudes. Com a sua chegada, todos os trabalhadores que já tinham a carteira física entraram automaticamente no sistema digital.
A Carteira de Trabalho Digital tem o mesmo valor legal que a versão em papel e permite que o trabalhador acesse seus dados de forma mais fácil e rápida, além de possibilitar a solicitação de benefícios como seguro-desemprego e aposentadoria.
A versão digital também é mais sustentável, já que não é necessário imprimir um documento físico para cada registro trabalhista.
Assim, na hora da contratação ou demissão, tudo é feito via internet, sendo o CPF ( Cadastro Nacional de Pessoa Física) a única informação que o empregado precisa fornecer ao empregador.
- Publicidade -
Vale ressaltar que a plataforma é segura e possui medidas de segurança para proteger os dados dos trabalhadores.
Além disso, a CTPS Digital utiliza a tecnologia de certificação digital, que garante a certificação do documento.
Isso significa que as informações contidas na CTPS Digital são válidas perante a lei e podem ser utilizadas como comprovante de vínculo empregado.