- Publicidade -

Tiktok X Douyin: O que distingue as duas versões do aplicativo?

0

O aplicativo foi programado em 2016 por um grupo de desenvolvedores na ByteDance na China, o empresário Zhang Yiming lidera o grupo e espera que o aplicativo, chamado Douyin, conquiste o mercado de plataforma de vídeos curtos.

- Publicidade -

Seu lançamento aconteceu em setembro de 2016 e ainda, no mesmo ano, o aplicativo consegue atingir a tão sonhada marca de 100 milhões de usuários cadastrados.

Douyin é um aplicativo da plataforma de vídeos curtos e é “irmão gêmeo” do Tik Tok. A ByteDance decidiu lançar no Ocidente com o nome de Tik Tok.

O Tik Tok está fazendo tanto sucesso que gera preocupações. O aplicativo já foi baixado em torno de 3,4 bilhões de vezes, elevando o algoritmo que faz qualquer um ficar preso às telas.

As preocupações ficaram em torno das suspeitas que o aplicativo levanta por parte de vários governos e supostas denúncias de “espionagem” e “lavagem cerebral”. Visto que a plataforma coleta muitas informações, como idade, nome, localização, e tem acesso ao seu dispositivo.

- Publicidade -

Além disso, essas preocupações aumentam por conta da versão Douyin, o aplicativo usado na China, que está sendo fortemente censurado por incentivar a viralização de material didático sem conflitos.

Mas o que é o Douyin?

O Douyin é um aplicativo que domina o mercado da plataforma de vídeos curtos na China.

Um professor de publicidade e marketing da Universidade de Greenwich, do Reino Unido, chamado Zizheng Yu, afirma que “o aplicativo tinha 730 milhões de usuários no final de 2022”.

O professor também publicou um artigo no site de notícia, The Conversation, e explica que Douyin e Tik Tok são o mesmo aplicativo, que compartilham do mesmo logotipo e controlados pela mesma empresa, a ByteDance.

- Publicidade -

Além disso, ambos os aplicativos tem a mesma funcionalidade, você cria conteúdos, compartilhando, publicando e assistindo vídeos curtos.

O Douyin se destacou rapidamente gerando conteúdo novo e bem-humorado. Começando com o lip Sync, uma brincadeira simples que você sincroniza a movimentação dos lábios enquanto toca uma música.

Em seguida vieram mais desafios, e o crescimento do aplicativo, onde a plataforma começou a ampliar suas categorias e oferecer vários tipos de vídeos, até de longa duração, o que antes era vídeos de músicas, agora apresenta entretenimento, notícias, gastronomias…

A partir disso, o Tik Tok passou a viralizar o mesmo conteúdo, só que, como os aplicativos mais famosos na China têm o recurso de oferecer entrega de comida como o WeChat, o Douyin também permite e o TikTok ainda não.

As diferenças entre Douyin e Tik Tok:

O britânico Chris Stokel-Walker, autor do livro Tik Tok Boom, relata que são como gêmeos que foram separadas no nascimento e implementados em contextos diferentes.

Uma especialista em marketing, Nara Bi do Nanjing Marketing Group, explica que cada país tem seu próprio regulamento, e evidentemente na China há restrições únicas para usuários estrangeiros. Dessa forma, o Douyin é exclusivo para a China, enquanto que o Tik Tok é permitido em países estrangeiros.

O TikTok foi lançado logo depois do Douyin, em 2017 e se popularizou primeiro em áreas asiáticas. Tenba Group, agência especializada em marketing chinês, explica como é bom ter duas plataformas, enquanto o Douyin cumpre com as restrições, o TikTok pode gerar conteúdos.

Apesar de serem irmãos gêmeos, o Douyin e o Tik Tok partilham também de diferenças. Abrir uma conta no Douyin é diferente do que abrir uma conta no Tik Tok.

Assim que lançado, as lives estavam mais frequentes no Ocidente, dessa forma, o Douyin incentivou lives entre seus usuários, já no Tik Tok, as lives só foram usadas de forma frequente por conta da pandemia da COVID-19.

Outra ferramenta são as doações, mais comum na plataforma do Douyin. Além disso são os dados armazenados, enquanto o backup do Douyin ficam registrados na China, o armazenamento do Tik Tok não.

No Tik Tok se aceita termo de compromisso, que é uma troca de informações por entretenimento. Inclusive, é um dos motivos que mais preocupa governos, por que a possibilidade de passar informações é grande.

Só que essa preocupação não é comprovada. Os dados do Tik Tok são armazenados fora do radar da China, por exemplo, nos Estados Unidos, o banco de dados no estado da Virgínia com backup fica em Cingapura.

Outra diferença é que, enquanto o Douyin são usuários um pouco mais velho do que no Tik Tok, gerando mais conteúdos educativos e até dicas de estilo de vida, o Tik Tok gera mais conteúdos como entretenimento, dança, música, entre outros.

Nesse sentido, o Douyin é mais afetado a censura que existe na China, enquanto o TikTok não é muito afetado.

Por exemplo, a conta na plataforma do Tik Tok da usuária Feroza Aziz foi suspensa, devido a grande fiscalização de polícias na internet, após ela fazer críticas ao governo sobre o tratamento por Pequim aos muçulmanos.

Logo depois, o Tik Tok se desculpou e reativou a conta, principalmente devido as grandes críticas que sofreu. A partir disso, não houve casos de censura. Dessa forma, fica comprovado que o Tik Tok não segue a mesma censura que o Douyin.

Apesar dos grandes números de acesso, ambas as plataformas ainda sofrem criticas por parte de seus usuários. Por exemplo: as idades e a dependência do uso do aplicativo.

Enquanto o Tik Tok é criticado por suposta censura, falta da questão de privacidade e disseminação de desinformação, o Douyin levou críticas por gerar conteúdos de material considerado vulgar, explica a especialista em marketing, Nara Bi.

Após críticas, o Douyin trabalhou em sua plataforma utilizando a ferramenta “Descobrir”, não utilizada pelo Tik Tok, e habilitando uma seção chamada zheng nengliang, traduzida para “energia positiva”.

Onde é exibido vídeos promovendo o Partido Comunista chinês e seus ideais sociais. Essa estratégia foi chamada de “tática de sobrevivência” por Stokel-Walker no livro Tik Tok Boom.

As críticas feitas ao Douyin não pararam, a dependência do aplicativo gerado a menores de idade é preocupante. Dessa forma, o aplicativo limitou o uso a 40 minutos por dia, podendo ser usado entre 06hs às 22hs.

Logo depois, em 2021, o “modo adolescente” foi obrigatório a menores de 14 anos. E os menores de 13 anos precisam de um código gerado pelos próprios responsáveis da criança.

O Tik Tok só aderiu ao “modo adolescente” no inicio de março deste ano. Porém, em ambas as plataformas, o “modo adolescente” ainda não obteve bons resultados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas