Dia do Fusca: a história de um dos carros mais vendidos do Brasil
O Fusca é um carro tão icônico, que é celebrado em dois dias, 20 de janeiro (nacional) e 22 de junho (mundial).
A história do Fusca começa muitos anos antes do carro surgir no Brasil. Tudo começou em 1934, quando o chanceler alemão, Adolf Hitler, encomendou de Ferdinand Porsche a criação de um carro que fosse econômico, compacto e com um motor de 2 cilindros.
Com essa missão, foi criada em 1937 a Gesellschaft Zur Vorbereitung des Deutschen Volkswagen (Sociedade para a Produção do Automóvel Popular Alemão), e até 1939, 40 protótipos do carro foram construídos. O primeiro Fusca foi vendido em 1940.
A história do Fusca no Brasil
Dez anos mais tarde, em 1950, as primeiras unidades foram exportadas da Alemanha para o Brasil, e em seguida, após a criação da primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha (em São Bernardo – SP), o carro passou a ser fabricado no país.
Em 1986 a fabricação do fusquinha foi interrompida. O carro sofreu algumas alterações, ganhou novos itens e voltou a ser fabricado em 1993, mantendo a fama de ser um carro resistente.
Sobre esse retorno do Fusca, após passar 27 anos sem ser fabricado, há uma curiosidade. O presidente em exercício, Itamar Franco, solicitou que o automóvel voltasse a ser fabricado. Esse retorno foi breve, e o veículo se despediu novamente em 1996.
Até hoje, o Fusca é um dos carros mais populares no Brasil, tanto é que ele foi o veículo mais vendido por 24 anos.
O New Beetle surgiu em 1998, como uma versão moderna do Fusca, mas apesar de algumas ligeiras semelhanças na aparência, os dois automóveis não tem muito a ver um com o outro.
Desde o preço, muito superior ao do Fusca, até a estrutura da plataforma, de golf, tudo era diferente, o que acabou fazendo com que o carro não fosse tão popular quanto o seu antecessor.
Apesar de não ser mais fabricado, é muito comum encontrarmos Fuscas aqui e ali, principalmente em pequenas cidades, como Cunha, no interior de São Paulo, que ganhou o apelido de ser “A Capital do Fusca”.