O que o seu QI tem a ver com o seu gosto musical? Entenda
Seu gosto musical pode estar correlacionado com a sua inteligência. Veja nesta matéria o que especialistas dizem sobre a música e o seu QI.
Você já se perguntou o por que de você gostar mais de certos tipos de músicas? Ou de não gostar de certos ritmos?
A música é uma coisa que está presente no dia a dia de muitas pessoas em todo o globo terrestre. E cientistas afirmam que há um motivo para você se identificar mais com um gênero musical específico.
Vamos conferir!
O QI e a música
Um dos maiores fatores que influenciam a escolha musical predileta das pessoas é a influência do ambiente, como por exemplo, o meio social em elas se encontram.
O Dr. Fabiano de Abreu Agrela que escreveu o artigo “O estilo musical de pessoas inteligentes”, tem PhD em neurociências. Ele afirma que o QI é um agente importante para uma pessoa escolher o seu gosto musical.
Uma pesquisa com mais de 50 voluntários foi feita por Agrela para confirmar que o rock é o gênero favorito de pessoas mais inteligentes.
“Em consideração que pessoas inteligentes, com comprovações avaliadas em testes de QI possuem personalidades com algumas variáveis similares, é cabível de atenção e definição sobre o fato que a escolha musical também tenha similaridade.”
Causando múltiplos impactos na mente humana, a música pode ser usado como terapia para tratamento de doenças cognitivas como ansiedade, hiperatividade, depressão, Parkinson e muitas outras.
O Dr. Fernando ainda afirmou que os efeitos da musicalidade estimulam a dopamina em pacientes com epilepsia, diminuindo convulsões. Além de estar se mostrando eficaz no tratamento de Alzheimer.
Músicas indicadas para atividades físicas e atividades que exijam foco
O especialista revela que músicas clássicas são mais indicadas para pessoas que estejam precisando realizar atividades que necessitem de foco. Já para atividades físicas, o gênero eletrônico é melhor.