Confira as novidades sobre o concurso da Polícia Federal de 2023 e descubra o que está por vir
Fique por dentro de todos os detalhes e saiba se vai acontecer um novo concurso da Polícia Federal em 2023.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que um concurso da Polícia Federal em 2023 é possível apesar de, no momento, não haver um planejamento definido para a realização de tal seleção.
Contudo, ele informou que tal projeto é “sempre é uma meta” para o governo, mas, para que possa ser atingida, é necessário alterar estruturas e recursos humanos.
De toda forma, o novo governo, comandado por Lula, inclui esses reajustes no plano de governo para as primeiras semanas do ano, pois concursos públicos, como para a PF estão de acordo com a meta do governo de reforçar o combate a crimes financeiros, ambientais e organizados.
Além disso, a reestruturação de cargos na Polícia Federal está prevista na PLOA (Lei Orçamentária Anual) para 2023, fator que pode levar a um reajuste salarial no próximo ano.
Com a modificação no prazo de validade da última seleção, o novo concurso poderia acontecer até o fim do próximo ano, uma vez que a convocação do último processo seletivo pode ser prolongada até setembro de 2023, somente após esse período, um novo concurso poderá ser solicitado.
Você também pode gostar de ler:
Resistência: Hino gaúcho foi alvo de protesto pela 1ª deputada do RS; Confira
SC entra em emergência após chuvas; Confira
Concurso para PF em 2023
Concursos para a PF geralmente abrem diversas vagas como para os cargos de escrivão, papiloscopista e agente administrativo. Em todos os casos, uma exigência em comum é que o candidato tenha, no mínimo, 18 anos e que possua educação em nível superior, independente do curso.
O candidato que tiver a intenção de concorrer a função de perito criminal, deve cumprir alguns requisitos como: ser maior de idade, formação superior específica e habilitação B ou superior.
Para o cargo de delegado, é necessário ser formado em direito e ter pelo menos 3 anos de experiência comprovada, mais de 18 anos e habilitação B ou superior.
A experiência em atividades jurídicas ou policiais pode ser comprovada na posse do cargo.
As remuneração variam de acordo com a vaga almejada, entre R$ 4.746,16 até R$ 23.692,74
O concurso é dividido em algumas fases como prova objetiva, discursiva e o exame de aptidão médica e física. No caso dos delegados, também há uma prova oral. Por último há a avaliação psicológica e de títulos.
Se passar em todas as fases, o candidato será inscrito no curso profissional da Academia Nacional de Polícia.