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Primeiro dia de ENEM 2022: notícias sobre o maior vestibular do país

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Um domingo marcado pela divulgação do tema da redação, questões ciências humanas e línguas, além de estudantes atrasados

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Neste domingo (13), estudantes ao redor do país realizaram a primeira parte do Exame Nacional do Ensino Médio de 2022. O primeiro dia de provas foi marcado por questões atuais e um tema difundido da redação.

Quase 3,4 milhões de pessoas se inscreveram para prestar o vestibular. No primeiro domingo, os alunos responderam questões de Ciências Humanas e de Linguagens, além de escrever uma redação.

Cada área de estudo contém 45 exercícios, totalizando assim, 90 questões. Portanto, os alunos responderam às questões escolhendo uma alternativa correta dentre as cinco alternativas de múltipla escolha. Desta forma, completaram no cartão resposta apenas uma das letras (A, B, C, D ou E).

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Os preparadores e professores de vestibulares orientam os estudantes a evitarem qualquer tipo de rasura no cartão resposta, pois cada inscrito recebe apenas um junto à prova. Toda atenção e concentração no momento de marcar as respostas é fatal, devido à tensão ao realizar o ENEM.

Neste primeiro dia de prova, também foi realizada a temida redação. O tema, sempre aguardado e especulado por professores e alunos, foi divulgado pelo atual Ministro da Educação em suas redes sociais.

Às 13h49 (horário de Brasília), surgiu no Twitter: “O tema da redação do Enem 2022 é: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, pela conta de Victor Godoy. O Ministro também desejou uma ótima prova aos estudantes de todo o Brasil.

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Questões marcantes deste Enem

O primeiro domingo de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 trouxe questões memoráveis e extremamente importantes acerca de temas sobre:

  • A música de Vander Lee “Pensei que fosse o céu”;
  • A obra do jornalista Eduardo Galeano “As Veias Abertas da América Latina” (1971), mencionando incas, maias e astecas;
  • A violação do estado democrático de direito; conceito que apontava como conduta errada o não reconhecimento de resultado das eleições (atual momento vivido no 2º turno das eleições presidenciais brasileiras);
  • O acesso à tecnologia e democratização da informação, envolvendo também os PCDs (pessoas com deficiência);
  • O campo de esporte, mencionando a importância da atividade física e a violência nos estádios de futebol;
  • O livro de Carolina Maria de Jesus “Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada” (1960), relembrando o preconceito que ela sofreu de um tenente em uma delegacia;
  • O movimento Manguebeat, citando o trabalho do cantor Chico Science na valorização da cultura pernambucana;
  • O papel da mulher na sociedade;
  • Positividade tóxica e as redes sociais;
  • Um excerto de “Comédias para se ler na escola”, de Luis Fernando Veríssimo, citando a variação linguística em contextos sociais;
  • Um pequeno trecho de “Nu, de botas” (2013), envolvendo a infância do escritor Antonio Prata;
  • Uma reflexão sobre a participação das mulheres no mundo do skate, citando a “fadinha” skatista Rayssa Leal.

A redação: Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil

A professora da Stoodi, Letícia Flores, comentou que o tema da redação dialoga diretamente com a proposta do Enem passado. Ela coloca que o tema “traz para o aluno a oportunidade de refletir a respeito da sua identidade brasileira.”

Na redação de 2021, os alunos abordaram a dificuldade de acesso ao registro civil, que atinge fortemente os povos tradicionais. Portanto, ela sugeriu que, a partir do tema proposto, o candidato deve que estruturar a dissertação com os seguintes pontos:

Primeiro, o aluno deve pensar qual é essa situação-problema para apresentar em sua introdução. Desta forma, precisa definir um ponto de vista, no qual irá defender em relação a essa frase temática.

Por fim, o estudante necessita exibir na dissertação os desafios no desenvolvimento do seu texto, apresentando dados para sustentar seu ponto de vista apresentado na introdução, ao passo que deve apontar caminhos para enfrentar esse problema na sua proposta de intervenção.

A coordenadora de Linguagens do Curso Anglo, Daniela Toffoli, destacou que o fato de o tema em si dizer que há desafios para a valorização destas comunidades e povos tradicionais, propõe que o estudante argumente na redação alguns pontos.

Ela cita: “passado histórico escravocrata em que os indígenas foram escravizados e nessa mentalidade de que são povos inferiores, de que não foram inseridos na sociedade de forma adequada ainda predominam nos dias de hoje”.

Além de abordar a falta de representatividade política desses grupos, entra como alternativa citar os conflitos com atividades econômicas. A coordenadora destaca o agronegócio que, “a partir do momento em que se sobrepõe à preservação destes povos, faz com que sejam desvalorizados.”

Show dos atrasados?

O ENEM gera memes ao redor do país com as opiniões de professores e alunos acerca das diferentes questões da prova. Porém, o show dos atrasados também gera debate e entretenimento nas redes.

Alguns estudantes acabam sofrendo com trânsito, atrasos e falta de atenção no dia da prova. O caso que mais se disseminou foi do Flamenguista e Carioca que não conseguiu chegar no local de prova devido ao estresse passado com o jogo do time realizado no sábado (12).

Ele contou o ocorrido em entrevista aos jornalistas no portão da UERJ, seu local de prova.

Outro caso, extremamente difícil e que é realidade para alguns, foi o de Adriano Carlos Viz, de 19 anos.

Ele chegou à universidade Mackenzie, em São Paulo, 12 minutos depois do fechamento do portão. Em entrevista, ele contou:

“Vim de longe, tive que pegar metrô, ônibus, já que me colocaram para fazer a prova aqui. Foram cerca de 5 ou 6 horas de viagem no transporte público, aí não consegui chegar.”

Os portões dos locais de prova foram abertos ao meio-dia e fechados às 13h. O início da prova se deu às 13h30, e terminou às 19h neste domingo (13).

No próximo domingo (20), estudantes realizarão o segundo e último dia de prova com 45 questões de Matemática e mais 45 de Ciências da Natureza.

Componentes e seus conteúdos de acordo com cada habilidade

A área de Ciências Humanas e suas Tecnologias recorre às disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Como conteúdos anteriores, costumam cair questões envolvendo percursos históricos, bem como a Ditadura Militar; a Era Vargas; o período da Escravidão; a transição entre a Idade Média até a Idade Moderna e a chegada da Família Real Portuguesa.

Na área da Geografia, são comuns questões de Climas; Demografia; Economia Global; Geologia; Geografia Urbana e Geopolítica. Em Filosofia, além de grandes nomes e citações desta ciência, encontra-se também um percurso histórico através de sua evolução desde a Filosofia Clássica/Medieval até Filosofia Moderna e Contemporânea.

Em Sociologia ocorre o mesmo que em Filosofia, grandes sociólogos são base das questões, bem como as diversas citações destes pensadores. Alguns dos conceitos mais comuns nas provas são a Luta de Classes; Democracia e Cidadania; Liberdade de Expressão; Desigualdades e Diversidade; Intolerância Religiosa; Relações e Papéis Sociais; além de citar os Três Poderes.

Na área de Linguagens e suas Tecnologias, estudantes realizam questões de Língua Portuguesa, Literatura, Artes e uma Língua Estrangeira escolhida por cada inscrito. Alguns educadores não destacam a área de Educação Física como “conteúdo” ou “campo” do exame, porém caem questões envolvendo o esporte e porte físico.

No primeiro campo citado, a Língua Portuguesa, costumam cair questões envolvendo Gêneros e Tipos Textuais; Classe de palavras; as diversas formas de Linguagens, suas figuras e funções; Gramática e linguística; além de muita Interpretação de Texto.

Em Literatura, as diferentes literaturas: Portuguesa e Brasileira, fazem parte dos conteúdos das questões, além de mencionar seus movimentos literários. Em Artes, caem conteúdos como História da arte; A arte e os tipos de arte; Vanguardas artísticas europeias.

Em Língua Estrangeira, os estudantes podem escolher realizar 5 (cinco) questões de Língua Inglesa ou Espanhola. As questões exploram as áreas de estudo da gramática, linguística e interpretação de ambas as línguas.

Ademais, sobre a Educação Física, que se mescla em todas as habilidades, os vestibulandos encontram temáticas esportivas; questões culturais sobre dança e exercícios físicos.

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