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Conheça oito franquias baratas e com menos burocracia para empreender sem funcionários

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Um formato de empreendedorismo ideal para quem não pode ou prefere evitar assumir um grande compromisso de imediato.

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franquias

Abrir seu próprio empreendimento é uma decisão que soa arriscada, pudemos ver durante o período pandêmico que até as maiores empresas quebraram. Porém, agir com cautela pode ser uma estratégia que contribuirá para o sucesso numa trajetória cheia de desafios que exige coragem e resiliência.

Para empreendedores que não querem assumir um grande compromisso, a alternativa é investir em um negócio que não requisite um corpo de funcionários, fazendo com que o empreendedor atue sozinho e seja responsável por todas as etapas do empreendimento.

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Gustavo Almeida, CEO da Take, startup que atua com identificação por inteligência artificial (IA) na operação de smart vending, afirma que o ‘grab and go‘ é um dos modelos que permite empreender sem funcionários:

“O conceito, que em português significa pague e leve, funciona a partir da premissa de um estilo de vida rápida, em que oferece ao consumidor estruturas refrigeradas em uma espécie de “estação”, nas quais é possível pegar alimentos e bebidas prontas e embaladas para serem consumidas em qualquer lugar”.

A tendência fortaleceu-se no início da pandemia e faz parte do dia a dia de academias, bares, condomínios, hotéis, lanchonetes, supermercados e até em restaurantes.

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“Essa iniciativa é extremamente prática tanto para quem consome como para aqueles que fornecem esse tipo de serviço. Nessa proposta, clientes pulam etapas, como fazer o pedido com antecedência, aguardar o preparo e até mesmo aguardar em filas para realizar o pagamento, pois existem tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) que já debita o valor do item adquirido de maneira automatizada via aplicativos”, explica Gustavo.

A Take está espalhada pelo território nacional com mais de 2.500 pontos de vendas que contam com smart vending cooler de bebidas alcoólicas ou não, disponíveis ao longo de 24 horas e nos sete dias da semana sem a necessidade de um vendedor para finalizar a compra.

Outro modelo de negócio que se destaca no mercado por oferecer ao empreendedor um baixo investimento e menos burocracia na operação é o honest market. Trata-se de uma tendência na qual não há o papel do atendente no processo de compra, promovendo o auto atendimento com base total na confiança de que o cliente irá cumprir com todas as suas obrigações.

Douglas Pena, CRO da Minha Quitandinha, uma rede de minimercados autônomos, pontua:

“O conceito está mais próximo da nossa realidade do que pensamos. É possível, por exemplo, encontrar o honest market em totens de restaurantes e em máquinas de vendas de presentes e bilhetes (tickets) no metrô”.

Douglas reforça que entre as vantagens dessa iniciativa, estão principalmente a conveniência e segurança:

“Esse tipo de empreendimento garante ao consumidor o fácil acesso a itens básicos do cotidiano no próprio condomínio ou no local em que está hospedado, alinhando praticidade e segurança”.

A Minha Quitandinha também opera por 24 horas, nos sete dias da semana e sem terceiros e apresenta um portfólio com mais de 700 itens que variam entre congelados a produtos de limpeza e higiene pessoal.

Para o consumidor, o processo via aplicativo é intuitivo: ao escanear com um smartphone o código de barras dos produtos que deseja adquirir, resta somente pagar diretamente pelo app, via cartão de crédito ou débito cadastrado e levar ou retirar seu pedido. Ao todo, a rede conta com 115 franqueados com 125 lojas em funcionamento.

Para os que desejam ter um empreendimento individual, listamos outras franquias. São elas:

1 – Lavô

A maior franquia de lavanderias self-service do Brasil, com 450 unidades, possui a missão de democratizar e simplificar o serviço. A Lavô dispensa funcionários e pode ser gerenciada à distância, através do sistema online. A rede conta com modelos para condomínios, lojas e até contêineres. Seu investimento inicial total foi de R$ 149 mil e a previsão de retorno em 18 meses.

2 – Maria Brasileira

A maior rede de franquias de limpeza e cuidados do Brasil, com 440 unidades espalhadas nos diversos estados, realiza mais de 70 mil atendimentos por mês.

Maria Brasileira faz a gestão administrativa, comercial, financeira e operacional e da unidade franqueada e, através das orientações da equipe de consultoria, executa o padrão da marca, tanto na prestação de serviço, bem como na excelência do atendimento.

Seu investimento inicial total foi de a partir de R$ 42.920 mil para cidades com até 30 mil habitantes (valor já incluso da taxa de franquia e kit de equipamentos para limpeza) com previsão de retorno a partir do 14º mês.

3 – Mr. Fit

A rede pioneira em fast-food de alimentação saudável no Brasil com 514 franquias, sendo 78 unidades de lojas físicas. Mrs. Fit oferece opções de refeições, sanduíches e outras iguarias saudáveis, como estrogonofe de biomassa de banana e sucos funcionais, além de um cardápio Low Carb.

O franqueado vende refeições congeladas sem sair de casa com o auxílio de aplicativos de entrega ou pode optar por distribuir as marmitas em comércios de sua região. Seu investimento inicial total foi de R$ 6 mil, incluindo a taxa de franquia com previsão de retorno entre 4 até 12 meses.

4 – CleanNew

Rede especializada em higienização e blindagem de estofados com 46 unidades nacional e internacionalmente, cujos serviços também podem ser realizados em veículos como aeronaves, barcos e carros. Seu investimento inicial total foi de R$ 34.610 mil, incluindo equipamentos, estoque, kits e uniforme e taxa de franquia com previsão de retorno a partir de seis meses.

5 – Prospecta Analytica

Uma solução de Big Data que fornece informações sobre as principais empresas, profissionais e lojistas nas áreas da saúde, agronegócio, construção civil e business no Brasil. Na plataforma digital da Prospecta Analyitica, é possível encontrar dados como fornecedores, endereços, serviços e atividades de cada setor.

Os clientes acessam as informações a partir de uma assinatura mensal. Atualmente possuem 110 unidades com investimento inicial total a partir de R$ 50 mil, com taxa de franquia inclusa e com previsão de retorno de até seis meses.

6 – Franquias CotaFácil

A maior rede de consórcio e seguros do Brasil, com 124 unidades, foi idealizada com o intuito de atender as necessidades e o bolso de pessoas que têm o desejo de se tornarem donos do seu próprio negócio. As Franquias CotaFácil tiveram seu valor de investimento inicial total a partir de R$ 13.997 mil com a taxa de franquia inclusa e com previsão de retorno entre 6 até 12 meses.

7 – CredFácil

Atuando no mercado desde 2004, a rede com 700 unidades atua no ramo de empréstimos e financiamentos consignados. A missão da CredFácil é oferecer soluções financeiras a pessoas que necessitam de crédito. Seu investimento inicial total foi de a partir de R$ 29 mil com taxa de franquia inclusiva e com previsão de retorno de seis meses.

8 – Franquia Sollar Energy

A rede com 36 unidades atua no ramo de soluções em energia fotovoltaica. A Franquia Sollar Energy tem a missão de oferecer energia renovável para todas as casas, empresas e também em áreas rurais, respeitando o meio ambiente. Seu investimento inicial total foi de a partir de R$ 23.997 mil com taxa de franquia inclusiva e com previsão de retorno de até quatro meses.

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