- Publicidade -

Qual a gíria de Pernambuco mais falada? Veja outras!

0

Todo lugar tem a sua própria cultura, linguagem, sotaque e gírias – e isso não é diferente em Pernambuco. As gírias de Pernambuco são riquíssimas e se tornaram ainda mais famosas depois do participante do BBB, Gil do Vigor.

- Publicidade -

Dessa forma, é possível ver as expressões usadas em Pernambuco na televisão, YouTube e outras mídias sociais. Sendo vista como uma linguagem tão rica e diversa, recebeu até nome próprio: dicionário pernambuquês.

Se você pretende viajar para Pernambuco ou apenas está interessado nas expressões locais, prossiga com a leitura do artigo e conheça mais do dicionário local!

Quais são as gírias de Pernambuco mais faladas?

“Em qualquer canto do mundo, você vai acabar encontrando o pernambuquês.”

- Publicidade -

Dicionário pernambuquês é uma expressão que surgiu para reunir o jeito de falar do pernambucano num lugar só. Dentro dele, é possível encontrar uma mistura de cultura e de expressões pessoais dos habitantes dessa região.

Porém, o pernambuquês não se restringe apenas à região, tendo alcançado mais fortemente o Brasil com o Gil do Vigor e a ascensão do Brega Funk. O que acontece é que nem todos sabem o significado do que estão falando.

Por isso, confira agora as principais gírias de Pernambuco e os seus significados!

Abestalhado ou tabacudo

Para começar as gírias de Pernambuco e os seus significados, que tal abestalhado ou tabacudo? Essa expressão local é utilizada para se referir a uma pessoa besta, idiota, trouxa.

- Publicidade -

Alma sebosa

Já a alma sebosa é uma palavra mais conhecida do dicionário pernambuquês e significa uma pessoa que não presta.

Afolosado

Dentro da linguagem de Pernambuco, afolosado é uma palavra mais típica da cidade de Recife e significa frouxo.

Agoniado

Agoniado é uma palavra famosa fora do dicionário local, tendo geralmente o mesmo significado: pessoa inquieta ou nervosa.

Arretado

Outra expressão comum nos diálogos em pernambuquês é arretado, que pode significar duas coisas: ou alguém muito bom, ou alguém com raiva.

Boyzinho ou boyzinha

Tá apaixonado ou namorando uma mulher ou um homem? Então pode chamar ele de boyzinho e ela de boyzinha!

Buliçoso

Uma palavra muito boa da linguagem de Pernambuco: buliçoso. Use ela quando estiver falando de alguém que gosta de mexer em tudo.

Basculho

Essa expressão ficou muito famosa no BBB depois de ter sido dita pelo ex-participante Gil do Vigor, mas ele mesmo não soube explicar. Aqui vai a explicação: basculho é o resto de alguma coisa, algo que não se usa mais, que ninguém quer mais.

Botar os bofes pra fora

Botar os bofes pra fora é uma das expressões usadas em Pernambuco quando alguém está vomitando. É algo bem comum nos fins de festas!

Bote fé

Quer expressar concordância com outra pessoa? Então bote fé que vai estar tudo certo!

Bacurau

A palavra ficou famosa depois do filme do Kleber Mendonça Filho, Bacurau de 2019, porém você sabe o que significa? Em Pernambuco, é o último ônibus a passar de noite.

Cambitos

Sabe quando fizeram graça da série o Gambito da Rainha e colocaram a palavra Cambito da Rainha? Bem, essa palavra famosa significa pernas finas!

Comparsa

Não conhece outra maneira melhor de chamar aquele seu parceiro de amigo? Então chama de comparsa!

De rosca

Uma das melhores expressões usadas em Pernambuco é de rosca, que significa algo difícil de ser realizado, duro de sair.

Dispense

Tem algo que você não quer? Então é só usar a expressão dispense que todos vão entender isso.

É quente

O quente nessa expressão local não significa só calor, mas também que você está concordando com algo. Se você concorda, é quente.

Fazer o balão

Se vai dar a volta com o carro, retornar na estrada, então significa que você vai fazer o balão!

Gazear

Para muita gente, “matar” aula é uma coisa feia de se fazer. Para o pernambucano, gazear aula é uma coisa feia de se fazer.

Inhaca

Sabe quando você sente a inhaca do seu amigo que não tomou banho? Pois é, você está sentindo um mau cheiro.

Já tô lá

Apesar de parecer uma coisa, já tô lá é uma das gírias de Pernambuco que significa o contrário: quando você quer dizer que não vai para o lugar.

Outras expressões comuns

  • Muganga: palhaçada
  • Pala: mentira
  • Peba: coisa de má qualidade
  • Toró: chuva forte
  • Se lascar todinho: se dar mal

Gostou das gírias de Pernambuco?

Agora que entende das gírias de Pernambuco e os seus significados, ficou mais fácil entrar numa conversa com um pernambuquês. Algumas, como deve ter percebido, já faziam parte da sua realidade sem perceber. Então, continue aprendendo as gírias de Pernambuco e se surpreenda com o quão presentes elas são no seu dia a dia!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas