- Publicidade -

Rainha Elizabeth II: Heroína da segunda guerra Mundial e monarca mais longeva da história do Reino Unido

0

A trajetória da Rainha Elizabeth II: De participante da segunda Guerra até monarca mais longeva do Reino Unido

- Publicidade -

No ano de 2022, o mundo despediu-se da rainha Elizabeth II, monarca que permaneceu no trono inglês por mais de 70 anos e faleceu aos 96 anos de idade. No decorrer de seu longo reinado, apenas superado por Luís XIV da França, Elizabeth presenciou momentos de transformação histórica, tendo ela própria um papel ativo durante a Segunda Guerra Mundial.

Em um mundo repleto de restrições para mulheres, sobretudo para uma mulher da Família Real, Elizabeth II destacou-se como a primeira mulher da família a integrar as Forças Armadas Britânicas durante a guerra. A sua trajetória a partir deste ponto é recheada de aprendizado, coragem e pioneirismo.

Leia mais:

Deputada Bia Kicis (PL-DF), publica vídeo do casamento de presa no 8 de janeiro!

- Publicidade -

Dançarina de IZA, Mileide Guedes, está desaparecida. Veja o que se sabe sobre o caso

O começo de Elizabeth II na Segunda Guerra Mundial

Apesar da resistência inicial de seus pais, principalmente devido ao seu status na Família Real, Elizabeth conseguiu se alistar no exército britânico aos 19 anos, em 1945. Sob o nome de Elizabeth Windsor, a futura rainha ingressou no Serviço Feminino Auxiliar do Território (ATS, na sigla em inglês).

As mulheres do ATS exerciam funções diversas, desde operar transmissões de rádio, a reparar equipamentos mecânicos e veículos, a dirigir veículos de guerra. Foi nesse setor que Elizabeth descobriu a sua principal vocação.

Como foi a atuação de Elizabeth na guerra?

- Publicidade -

Embarcando em um curso de seis semanas sobre reparos de automóveis, Elizabeth aprendeu a consertar e a dirigir diversos tipos de veículos, tais como ambulâncias, jipes e caminhões. No entanto, apesar de suas mãos estarem sempre sujas de graxa, Elizabeth tinha privilégios. Ela almoçava em um refeitório separado dos demais e era levada de carro até o castelo de Windsor todos os dias.

A sua atuação no ATS rendeu-lhe o apelido carinhoso de “Princesa Mecânica”, um prato cheio para os jornais da época, que enalteceram o comprometimento da futura rainha com o seu país.

Qual foi a repercussão ao fim da guerra?

Elizabeth conseguiu cativar não somente os jornais, como também a população britânica que viu na Princesa Mecânica um farol de esperança e resistência durante a dura época de guerra. Mesmo após a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth manteve o seu amor por motores e veículos, sendo frequentemente vista dirigindo e até mesmo consertando os seus carros.

De lá para cá, Elizabeth II mostrou ao mundo a sua capacidade de liderança e superação, marcando a sua história como uma das rainhas mais longevas do Reino Unido e mudando para sempre a forma como as mulheres são vistas tanto na vida política, quanto na sociedade britânica.

Mais sobre a história de Elizabeth II

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas