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Fraudes em alta: Brasil tem 2,8 mil tentativas por minuto. Saiba se proteger

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A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) lançou a campanha “Tem Cara de Golpe” na última terça-feira, dia 22, em uma ação que conta com o apoio do Banco Central e mais 63 instituições associadas. O objetivo é ajudar a população a combater as fraudes relacionadas ao setor financeiro.

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No primeiro trimestre de 2023, foram registradas no país cerca de 2,8 mil tentativas por minuto de fraudes financeiras em canais eletrônicos. Esses dados são resultado do cruzamento de informações da empresa de prevenção de fraudes e segurança digital CAF com os dados do Banco Central.

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Fraudes em alta no Brasil

Entre os principais golpes relatados pelas vítimas estão o pedido de Pix via WhatsApp e redes sociais, golpes envolvendo falsos motoboys, trocas de cartões no momento do pagamento e ligações de supostas “centrais” de bancos para coleta de dados.

O evento de lançamento da campanha também destacou a Resolução Conjunta nº 6, publicada em maio de 2023, que prevê o compartilhamento de dados e informações sobre indícios de fraudes entre as instituições financeiras, instituições de pagamento e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central.

A resolução entra em vigor em 23 de novembro deste ano e tem o objetivo de fortalecer as medidas de combate às fraudes.

Carlos Afonso Gonçalves da Silva, delegado divisionário de Crimes Cibernéticos do DEIC/SP, enfatizou a importância da Resolução para o rastreamento de CPFs envolvidos em fraudes, auxiliando na identificação dos criminosos.

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Como proceder ao cair em um golpe?

Caiu em um golpe? A ABBC orienta a comunicar imediatamente ao banco por meio dos canais oficiais de atendimento e bloquear os serviços financeiros e as contas que possam estar em risco.

Durante o evento, Márcio Contador, chefe de subunidade do Departamento de Supervisão Bancária (DESUP) do Banco Central do Brasil, ressaltou a distinção entre fraude e golpe.

Enquanto a fraude envolve a realização de transações financeiras sem a participação direta do cliente, o golpe conta com a participação da própria pessoa enganada para realizar uma transação.

A prevenção de golpes financeiros é essencial em um cenário onde os golpes estão se tornando mais sofisticados.

Fábio Fekete de Noronha, coordenador da Comissão de Prevenção a Fraudes e do GT da ABBC, destaca a importância da conscientização da população para evitar que esses números cresçam ainda mais.

Confira as informações detalhadas sobre os tipos mais comuns de fraudes e estratégias de prevenção e os materiais educativos para aumentar a consciência preventiva da sociedade que estão disponíveis no site oficial da campanha “Tem Cara de Golpe”.

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