- Publicidade -

ESSAS vacinas são ESSENCIAIS para uma gestação saudável; confira!

0

As vacinas desempenham um papel crucial na proteção da saúde tanto da mãe quanto do bebê durante a gestação. Algumas vacinas podem ser administradas antes da gravidez, enquanto outras são recomendadas durante a gestação ou após o parto.

- Publicidade -

Essas vacinas podem fornecer imunidade passiva, que é a transferência de eficácia da mãe para o bebê, oferecendo proteção imunológica nos primeiros meses de vida. Confira quais são as vacinas essenciais para imunização de gestantes.

Leia mais:

HPV: Número de vacinas baixa e o câncer pode aumentar

Entenda como a sobrecarga no trabalho pode resultar em indenização por dano moral

- Publicidade -

Vacinas essenciais durante a gestação

A vacina contra a influenza (gripe) é considerada uma das vacinas mais importantes durante a gestação. Isso porque as mulheres grávidas têm um risco aumentado de complicações graves causadas pela gripe, incluindo hospitalização, pneumonia e parto prematuro.

Essa vacina contra a gripe é segura para ser administrada durante a gravidez e pode proteger tanto a mãe quanto o bebê. Quando uma mãe recebe a vacina, ela desenvolve imunidade contra o vírus da gripe, que são transferidos para o bebê através da placenta, oferecendo imunidade passiva.

A vacina contra a difteria, tétano e coqueluche, conhecida como dTpa, também é uma vacina recomendada durante a gestação para proteger tanto a mãe quanto o bebê. A dTpa é uma vacina combinada que protege contra três doenças graves:

  • Difteria: uma doença bacteriana que afeta principalmente a garganta e pode causar complicações respiratórias e cardíacas;
  • Tétano: uma infecção bacteriana que afeta o sistema nervoso e pode ocorrer através de feridas ou lesões na pele. O tétano pode causar rigidez e espasmos musculares, podendo ser fatal;
  • Coqueluche (tosse convulsa): uma doença altamente contagiosa que afeta as vias respiratórias e causa tosse intenso e prolongado. O coqueluche pode ser especialmente perigoso para recém-nascidos, podendo levar a complicações graves, como pneumonia e problemas controlados.

- Publicidade -

Já a vacina contra a hepatite B, também é recomendada durante a gestação, principalmente para gestantes que apresentam sorologia negativa para o vírus e perderam a oportunidade de receber a vacinação na rotina habitual dos serviços de saúde.

O esquema vacinal mais comum para a vacina contra a hepatite B é composto por três doses, controladas em um período de tempo determinado. No entanto, se a vacinação para interromper, não é necessário recomeçar o esquema desde o início. A gestante deve apenas completar as doses restantes para garantir uma proteção adequada.

Outra vacina também é fundamental para imunização. Estudos e dados acumulados têm demonstrado que as vacinas contra a COVID-19, como as vacinas de RNA mensageiro (como as vacinas Pfizer-BioNTech e Moderna) e as vacinas de vetor viral (como a vacina AstraZeneca e a vacina Johnson & Johnson), são seguras e eficazes para gestantes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas