- Publicidade -

Luz, Câmera e Greve: Roteiristas de Hollywood causam caos

0

Os roteiristas pegaram alguns programas e produções de surpresa! Veja quem pode ser afetado e o que os profissionais pedem.

- Publicidade -

O Writers Guild of America (WGA), uma instituição que reúne diferentes sindicatos de roteiristas da televisão e cinema dos EUA, decidiu entrar em greve após negociações de aumento de salários com grandes estúdios terem sido suspensas.

A greve conta com a participação de 98% dos membros votantes, totalizando 11.000 roteiristas. A expectativa é que a exibição de novos episódios de alguns programas noturnos e talk shows seja cancelada, e que programas e filmes possam sofrer atrasos nos próximos dias.

Fonte: OFuxico

Em 2007, a indústria cinematográfica sofreu uma greve dos roteiristas que durou 100 dias e teve um impacto financeiro negativo de aproximadamente US$ 2 bilhões.

- Publicidade -

Dessa vez, a greve está sendo motivada pela busca de salários mais altos e uma maior participação nos lucros da popularidade dos streamings, e os roteiristas estão em conflito com a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), que representa grandes estúdios como Amazon, Disney, Netflix e Paramount.

A crise em Hollywood

O Writers Guild of America (WGA) anunciou na noite de segunda-feira (1/5) que decidiu fazer uma greve depois de seis semanas de negociações malsucedidas.

O WGA afirmou que a resposta foi “totalmente insuficiente” para lidar com a “crise existencial” que os roteiristas enfrentam.

As principais questões em discussão foram o pagamento dos roteiristas em programas que permanecem em plataformas de streaming por anos e o impacto futuro da inteligência artificial no processo de escrita.

- Publicidade -

O Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP) ofereceu uma “proposta de pacote abrangente”, que inclui salários mais altos para roteiristas. No entanto, não estava disposto a melhorar ainda mais essa oferta devido a outras propostas em discussão.

Programas noturnos de comédia ao vivo, como o The Late Show com Stephen Colbert, Jimmy Kimmel Live! e The Tonight Show, estrelado por Jimmy Fallon, suspenderam a produção, conforme informado pelo Deadline Hollywood no domingo à noite.

Os apresentadores Colbert e Fallon expressaram seu apoio aos roteiristas durante seus programas. Seth Meyers, do Late Night, também expressou seu apoio.

O que os roteiristas querem?

O WGA criticou os estúdios por adotarem um modelo que transforma a escrita em uma profissão “totalmente freelancer”, e pediu a garantia de uma equipe mínima de roteiristas em programas de TV, bem como um número mínimo de semanas de emprego por temporada.

Os estúdios, por sua vez, alegam a necessidade de cortar custos devido a pressões financeiras e observam que os pagamentos gerais aos roteiristas atingiram um recorde histórico em 2021.

O WGA também exigiu a proibição do uso de bots de IA para escrever ou reescrever material, mas o AMPTP rejeitou essa demanda, oferecendo, em vez disso, reuniões anuais para discutir avanços na tecnologia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas