- Publicidade -

Os 2 tipos de golpes do Imposto de Renda mais aplicados no país

0

Regulamentado pela Lei nº 7.713/1988, o Imposto de Renda é um tributo federal cobrado sobre a renda e os proventos de contribuintes pessoa física e jurídica. O processo envolve o envio de informações precisas e registradas sobre a renda e despesas do contribuinte para a Receita Federal todos os anos.

- Publicidade -

Apesar de ser cobrado todo ano, o risco de cair em golpes de roubo de dados e até mesmo dinheiro ainda persiste. Tudo isso pois diversos criminosos aproveitam a cobrança para enviar falsas mensagens. Entenda!

Tipos de golpes mais comuns no Imposto de Renda

A maioria dos criminosos entram em contato com as vítimas informando sobre supostas pendências no CPF. Os contribuintes mais afetados são moradores do Sudeste e Nordeste do país. Já no outro tipo de golpe, o contribuinte recebe um aviso sobre um impedimento no recebimento da restituição.

Funciona assim: um link é enviado para que a pessoa possa regularizar a suposta situação. Após clicar, o computador ou celular ficam comprometidos e são invadidos por vírus. Dessa forma, os golpistas obtém acesso às contas bancárias, redes sociais, fotos e contatos.

- Publicidade -

José Carlos Fernandes, supervisor do Programa Imposto de Renda, diz que as principais plataformas utilizadas pelos golpistas são via e-mail, SMS, WhatsApp e Telegram.

“O brasileiro tem uma criatividade muito grande, e todo ano aparecem novas modalidades. A principal é fazer com que o cidadão ache que é uma comunicação da Receita, entre em algum local não oficial e coloque seus dados pessoais”, disse o supervisor do programa.

Receita Federal não envia links

A Receita Federal não manda avisos por e-mail, SMS ou WhatsApp. José Carlos reforça que o órgão somente faz comunicados através de documentos com aviso de recebimento, em que a pessoa precisa assinar.

É importante que os contribuintes verifiquem a certificação de e-mails e sites, evitem fornecer informações pessoais e bancárias para pessoas desconhecidas, e verifiquem profissionais de contabilidade. No entanto, todos os serviços para o cidadão estão na página oficial.

- Publicidade -

O supervisor ainda complementa:

”Os golpistas vão requisitar informações. Por isso, é importante que você não encaminhe. A Receita vai depositar as restituições diretamente na conta bancária informada no ato de entrega da declaração ou por meio do Pix, no entanto, apenas para quem utiliza o CPF como chave”, disse ele.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas