- Publicidade -

Dinheiro esquecido: Fila virtual chega a 300 mil pessoas

0

O dinheiro esquecido no Banco Central está causando polêmica por sua longa fila virtual. Veja o motivo da demora e aprenda a se proteger contra golpes.

- Publicidade -

A partir de hoje (07), está autorizado o resgate de valores pelo Sistema de Valores a Receber (SVR), permitindo que pessoas e empresas possam acessar recursos que foram esquecidos em instituições financeiras.

De acordo com o Banco Central, o SVR possui um montante de cerca de R$ 6 bilhões que pertencem a 38 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs.

dinheiro ; dinheiro esquecido
Imagem: hiltonnascimento.com.br

Esses valores estão relacionados a contas correntes ou poupanças encerradas com:

- Publicidade -

  • Saldo disponível,
  • Cotas de capital,
  • Rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito,
  • Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados,
  • Tarifas cobradas indevidamente,
  • E outras sobras.

A possibilidade de saque, que estava suspensa desde abril de 2020, agora traz novidades, como a autorização para herdeiros e representantes legais de falecidos acessarem os recursos.

É importante ressaltar que, para consultar o SVR, é possível acessar a plataforma pelo site do Banco Central ou pelo aplicativo do Banco Central, disponível para Android e iOS.

Fila virtual do dinheiro esquecido

Nesta terça-feira (07), a fila virtual para sacar dinheiro esquecido em contas bancárias através da plataforma do Banco Central chegou a 300 mil pessoas.

- Publicidade -

O Sistema de Valores a Receber informou que a estimativa de tempo de espera aumentou para mais de duas horas.

Entretanto, o Banco Central tranquilizou os usuários afirmando que o serviço está funcionando normalmente para atender a todos os interessados.

É comum que sistemas que recebem uma grande quantidade de acessos em pouco tempo organizem automaticamente uma fila, informando ao usuário sua posição e previsão de atendimento.

Apesar disso, a instituição afirmou que, uma vez na fila, o tempo para solicitação dos recursos era menor do que o esperado.

Em alguns casos, foi solicitado aos interessados que voltassem mais tarde.

Como evitar golpes?

Aqui vai algumas dicas para você se proteger contra golpes no dinheiro esquecido:

  • Nunca forneça informações pessoais, como CPF, RG, nome da mãe, data de nascimento, senhas, entre outros, a desconhecidos ou a quem solicite essas informações por telefone, e-mail ou mensagem de texto;
  • Desconfie de mensagens ou ligações que informam que você tem um valor a receber no SVR e que pedem que você faça um depósito ou pagamento antecipado para liberar o saque;
  • Verifique sempre se o site ou aplicativo em que está inserindo suas informações é o oficial do Banco Central;
  • Se tiver alguma dúvida ou suspeita, entre em contato com o Banco Central por meio dos canais oficiais de atendimento ao cidadão.
  • É importante lembrar que, em caso de dúvidas ou suspeitas de golpes, é sempre melhor buscar orientação e informação antes de tomar qualquer medida.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas