Alerta: Novo golpe com pagamento por aproximação no Brasil
Conheça o golpe da “transação fantasma”, que usa novas versões do vírus Prilex. Veja aqui o que fazer para se proteger.
Um novo golpe de cartões chegou no Brasil. Nele, os pagamentos por aproximação em pontos de venda, podem acabar sendo bem negativos.
A ação envolve três variações inéditas do Prilex, um vírus. Ele é o responsável por bloquear os pagamentos com aproximação em maquininhas, por exemplo.
Ao não conseguir realizar o procedimento, o cliente é obrigado a inserir o cartão de crédito físico. Isso faz com que os dados do cartão acabem sendo expostos para os criminosos, o que dá origem ao termo “transação fantasma”.
Fique atento à mensagem “Erro aproximação. Insira o cartão”, pois geralmente é o que aparece antes do golpe ser efetivado.
O que a Kaspersky diz sobre o golpe?
A Kaspersky é uma empresa russa especializada na produção de softwares para que haja segurança na internet.
Fabio Assolini, o chefe da equipe global de pesquisa e análise na América Latina, afirma que as transações por aproximação são muito confiáveis e convenientes.
Segundo ele, os golpistas mostram criatividade e conhecimento técnico por parte dos criminosos.
“O bloqueio foi uma saída inusitada, porém eficaz. Isso faz o grupo brasileiro ser o primeiro a conseguir realizar fraudes com essa tecnologia, mesmo que forma indireta”, diz Assolini.
O vírus existe na América Latina desde 2014 e já foi o causador de diversos golpes. No ano de 2016, ele clonou dados de 28 mil cartões de cariocas durante o Carnaval.
Mesmo tento o maior foco no Brasil, não será difícil ver este golpe, ou similares, em outros lugares do mundo.
A Kaspersky aconselha que os donos das maquininhas, utilizem várias camadas de sistemas de segurança.
Além disso, é recomendável estar sempre atualizando as versões antigas de softwares de proteção nos eletrônicos das lojas, restaurantes e estabelecimentos em geral.