Anvisa aprova tratamento para obesidade no Brasil. Confira
Com injeção semanal aprovada pela Anvisa, pessoas obesas poderão emagrecer, em média, 15% do peso corporal.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por meio do Diário Oficial da União, o primeiro tratamento para sobrepeso e obesidade via injeção semanal. O nome do medicamente é semaglutida 2,4mg, também conhecida como Wegovy.
A caneta de semaglutida já é comercializada e usada nos Estados Unido e no Canadá e deve ser usada apenas com acompanhamento e autorização médica. O método pode fazer com que pacientes percam, em médica, 15% do peso corporal em pouco mais de um ano, segundo a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica.
Este medicamento consiste em um hormônio que fica sendo responsável por sinalizar ao cérebro a sensação de saciedade.
Anvisa X Wegovy
O remédio já era aprovado no Brasil, só que para o tratamento de diabetes tipo 2. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Meteorologia elogiaram a decisão da Anvisa e afirmaram que: “É uma notícia importante para a especialidade e os endocrinologistas. O trabalho do especialista é fundamental neste momento para a condução adequada do tratamento que conta, agora, com mais uma ferramenta extra”, disse Dr. Paulo Miranda, presidente da SBEM Nacional.
A SBEM confirma que o tratamento a base de remédios da obesidade deve incluir alimentação saudável, prática de atividade física, controle emocional, ida ao endócrino e exames quando necessários e pedidos.
Ao todo, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo são obesas, sendo 650 milhões de adultos, 340 milhões de adolescentes e 39 milhões de crianças. A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que, até 2025, quase 167 milhões de pessoas, estarão acima do peso ou obesas.
Obesidade no Brasil
Como o crescimento do poder de compra dos brasileiros, muitas pessoas têm deixado de consumir alimentos naturais, ricos em nutrientes importantes para a saúde. Atualmente há um aumento na ingestão de alimentos ultra processados, ricos em açúcar, sal e gorduras. O que faz com que as pessoas acabem ficando com sobrepeso.
Além deste motivo, o preço dos alimentos aumentou bastante nos últimos anos, fazendo com que fosse mais viável comprar alimentos de fast foods, que são mais baratos e práticos.
Para manter um peso ideal, é necessário que haja equilíbrio entre atividades físicas, alimentação e também tempo para relaxar.