- Publicidade -

Janja é a primeira primeira-dama a usar calças na posse

0

Janja já anunciou que quebraria barreiras desde que anunciou que iria subir a rampa presidencial acompanhada de sua cadela, chamada Resistência. Ela, portanto, quebrou paradigmas ao utilizar calças na posse de Lula.

- Publicidade -

Janja usa calças na posse
Janja, Lula, Alckmin e Lu Alckmin. Fonte: UOL Notícias

Desde a redemocratização, todos os presidentes da República não tomaram posse acompanhados de esposas que tinham em suas vestimentas, calças. Algo tão pequeno marca um símbolo enorme à resistência feminina.

Vestuário de Janja: calças e símbolos do nordeste

Janja usa calças na posse
Detalhes do terno de Janja: calças e blazer. Fonte: Estado de Minas.

- Publicidade -

Pela primeira vez, uma primeira-dama utilizou uma vestimenta fora do padrão em uma cerimônia de posse. Janja, a esposa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), usou um conjunto elaborado pela estilista gaúcha Helô Rocha.

Helô também foi a responsável por confeccionar o vestido de noiva da primeira-dama em seu casamento realizado no ano passado. Rosângela Lula da Silva utilizou um terno, bem como o marido. 

A utilização do terno é frequentemente associada aos homens. Durante uma cerimônia de posse, é esperado que as primeiras-damas acompanhem o futuro presidente utilizando vestidos.

Entretanto, o terno segue sendo um símbolo de poder e elegância na moda. E assim, Janja iniciou uma longa trajetória barrando alguns estereótipos. Além disso, a vestimenta da primeira-dama carrega uma valorização cultural grandiosa.

O look da esposa do presidente Lula continha uma camisa, coberta por um blazer e uma pantalona. Toda a vestimenta que montou um terno a Janja foi bordada por rendeiras de Timbaúba do Batista, no Rio Grande do Norte.

- Publicidade -

Janja usa calças na posse
Detalhes do terno de Janja: calças e blazer. Fonte: CLAUDIA

Todas as peças foram tingidas naturalmente com caju e ruibarbo. A valorização de Janja pelo nordeste vai mais afundo, pois os bordados foram feitos de palha também pelas rendeiras.

O modelito também traz diversas referências brasileiras quando analisamos os brincos utilizados pela primeira-dama. Estes são de Flávia Madeira, uma marca de jóias brasileira.

Os acessórios postos em suas orelhas são chamados de Pitangão, fazendo uma referência à fruta pitanga, tipicamente brasileira. O terno de Janja valorizou a arte e a cultura brasileira de diversas formas, bem como ela desejou.

Percurso histórico de mulheres com terno

Até o ano de 1997, era proibido que mulheres vestissem calças no senado. A representatividade se dá quando, somente após 26 anos, vemos uma primeira-dama utilizar calças em um evento político.

Tal evento é exibido nacionalmente, de forma que os mínimos detalhes repercutem. Assim, as calças de Janja são mais que importantes. Ela já declarou, antes do grande momento, que queria fazer a diferença.

Em uma entrevista à revista Vogue, a primeira dama disse: “Queria vestir algo que tivesse simbolismo para o Brasil, para os estilistas, para as cooperativas e para as mulheres brasileiras.”

Ela deseja dar destaque à indústria da moda brasileira: “Quero carregar os estilistas brasileiros aonde for. Mostrar para o mundo, abrir portas de comércio, de oportunidades. Se puder contribuir, vou ajudar.”

Lu Alckmin, esposa do vice-presidente Geraldo Alckmin, escolheu uma roupa que também se destacou ao lado de Janja. A segunda-dama optou por um vestido branco midi com mangas longas que se abrem na parte interna dos braços.

Outras primeiras-damas

José Sarney tomou posse como vice-presidente da República em um cenário de substituição. Após Tancredo Neves ser submetido a uma cirurgia, ele esteve em exercício da Presidência no dia 15 de março de 1985.

Aquela cerimônia de posse foi a primeira a ser realizada após o período da ditadura militar. Marly Sarney, a primeira-dama da época, não utilizou calças, e sim um vestido longo com mangas também longas.

Em 1990, quando Fernando Collor assumiu a Presidência do Brasil, sua esposa também não estava de calças na ocasião. Rosane Collor estava vestindo um conjunto azul, com blazer e saia até a altura dos joelhos.

Quando Itamar Franco assumiu a Presidência em 1992, ele não era casado. Portanto, o Brasil não teve primeira-dama durante tal mandato. O cenário não foi o mesmo quando Fernando Henrique Cardoso foi eleito presidente.

Durante a cerimônia de posse em 1995, Ruth Cardoso não usou calças, e sim uma saia longa com um cinto sobre sua camisa de botões. A primeira-dama da época fez diferente no segundo mandato de FHC.

Em 1999, Ruth usou um conjunto de blazer e saia na cor bege. A ex-esposa de Lula, Marisa Letícia Lula da Silva, no ano de 2003, usou um vestido vermelho durante a cerimônia de posse.

No segundo mandato de Lula, ela optou por um vestido amarelo. Marisa veio a falecer em 3 de fevereiro de 2017, aos 66 anos. Apesar de não utilizar calças, Dilma revolucionou o cenário político.

A primeira presidenta do Brasil, em sua cerimônia de posse de 2010, usou um conjunto de blazer e saia em tons claros. Já em 2015, ao assumir seu segundo mandato, Dilma Rousseff usou um conjunto com saia rosa.

Quando Michel Temer assumiu a presidência após o impeachment de Dilma, em 2016, a esposa do então presidente, a primeira-dama Marcela Temer, não esteve presente na cerimônia de posse.

Por fim, a primeira-dama Michele Bolsonaro, na posse de Jair Bolsonaro, realizada em 2019, usou um vestido rosa de ombro a ombro. Portanto, Janja se tornou a primeira primeira-dama a usar calças durante uma cerimônia de posse.

Janja usa calças na posse
Lula e Janja desfilando em carro aberto para a posse presidencial. Fonte: Correio Braziliense

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas