Com a alta no preço dos alimentos, reaproveitar é a palavra chave. Mas quais alimentos podem ser consumidos mesmo com o prazo de validade vencido?
O prazo de validade serve como um indicativo que atesta que determinado alimento pode ser ingerido sem causar danos à saúde. A validade é calculada em laboratórios com base em fatores como testes químicos e de tempo de prateleira.
Já para alimentos que não são processados ou industrializados, os produtos podem se basear em um manual, feito pela Anvisa, para determinar a validade.
Você também pode gostar de ler:
Não gosta de gatos? Então não vá para o Catar!
Gravidez psicológica: Entenda mais sobre o assunto e saiba como tratar
Tais prazos existem para proteger o consumidor da ingestão de alimentos que possam estar estragados, e dessa forma causar males como a intoxicação alimentar. Considerando isso, preparamos uma lista com os produtos que, se forem oriundos de um fabricante responsável, podem ser consumidos após o prazo de validade.
Alimentos que podem ser consumidos mesmo vencidos:
Antes de dar continuidade a lista, vale lembrar que a melhor opção, sempre é, consumir alimentos frescos, porém, com alguns cuidados, alguns alimentos podem ser utilizados após o vencimento.
Ovos
O prazo de validade dos ovos gira em torno de 21 dias (quando conservados na geladeira). Ao passar deste tempo, o consumo do alimento deve ser apenas cozido, evitando o seu uso em receitas como maionese caseira e mousses.
Existe um teste simples para ajudar o consumidor a avaliar se os ovos estão bons ou não. Para saber, basta encher uma vasilha com água e colocar o ovo nela. O ovo fresco fica no fundo do pote, mas se estiver ruim para o consumo, ele irá flutuar.
Cremes, purês e sopas em pó
Para tais itens a recomendação é conferir a embalagem, se está bem vedada. Em caso positivo, o alimento pode ser consumido até 2 meses após o vencimento. A recomendação para o seu uso é que seja fervido por aproximadamente 10 minutos antes do consumo.
Massas
As massas frescas preservadas em embalagens a vácuo podem servir de alimento mesmo 15 dias após a data de validade.
Para as massas vendidas em embalagens convencionais, o produto pode ser consumido por um ano, após o vencimento, desde que estejam lacrados na embalagem original, ou em potes herméticos.