- Publicidade -

Venda de remédio em farmácias aprovado pela Anvisa, ampliando o uso para tratamento pediátrico

0

O aumento de casos de Covid-19 vem preocupando a todos. Alguns governos já recomendaram o uso de máscaras dentro de transportes públicos a ambientes fechados. Ressaltamos que há remédios que são indicados para o tratamento da doença. Certas restrições precisam ser endurecidas em meio a uma emergência.

- Publicidade -

A preocupação de muitos se dá com a expectativa de retorno à normalidade após a vacinação estar extremamente avançada em muitos países. Entretanto, esta também não vem sendo adepta.

O aumento dos casos, em muitas circunstâncias, se deve aos que não adquiriram doses de reforço da Covid-19. Diante do aumento da contaminação por Covid-19 nas últimas semanas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tomou duas decisões importantes.

Você também pode gostar de ler:

Morre Uma Menina De 2 Anos Por Traumatismo Craniano Em Santa Vitória Do Palmar

- Publicidade -

Segundo Especialistas, Pets São Capazes De Ajudar Na Saúde Mental De Seus Donos

Decisões da Anvisa

Venda de remédio em farmácias aprovado pela Anvisa.
Fonte: Correio Braziliense.

A primeira delas foi a ampliação do uso do medicamento Remdesivir. Este remédio é vendido no Brasil em seu nome comercial: Veklury. O remédio é utilizado no tratamento pediátrico contra a Covid-19.

A segunda decisão foi a de autorizar a venda do remédio Paxlovid (nirmatrelvir + ritonavir), utilizado no tratamento geral da Covid-19. Diversas farmácias e hospitais particulares do país poderão realizar a compra.

- Publicidade -

Quem poderá usar?

Ambas as decisões foram adotadas no dia 21 de novembro, segunda-feira. Neste novo cenário, o Remdesivir poderá ser usado por bebês e crianças a partir de 28 dias e peso igual ou superior a 3 kg.

Há mais restrições para os pequenos. Só podem utilizar o medicamento, crianças que tenham pneumonia e que necessitem da administração suplementar de oxigênio (de baixo ou alto fluxo ou outra ventilação não invasiva no início do tratamento).

Também poderão realizar o tratamento com o Remdesivir, crianças que pesam 40 kg ou menos. Não há qualquer necessidade de administração suplementar de oxigênio, mas, caso os pequenos apresentem risco aumentado de progredir para Covid-19 grave, devem iniciar a medicação imediatamente.

O que é o Remdesivir?

O produto é um antiviral injetável, de uso hospitalar, produzido no formato de pó para diluição, em frascos de 100 mg. O antiviral recebeu o registro da Anvisa em março de 2021. Cerca de 50 países já autorizam o uso do medicamento.

Desde então, seu uso se expandiu entre pacientes adultos e adolescentes em casos de Covid-19. A substância age diminuindo o processo de infecção, impedindo a replicação do coronavírus no organismo.

Venda do Paxlovid

A nota da Anvisa informou sobre a decisão da venda do Paxlovid:

“Levou-se em consideração a venda do medicamento ao mercado privado em outros países com autoridades internacionais de referência, como Estados Unidos e Canadá”.

O texto conclui:

“A medida também considerou o cenário epidemiológico atual, com a circulação das novas sub variantes da ômicron e o aumento de casos da doença no país.”

A autorização da Anvisa prevê ainda que o fabricante deve manter e priorizar o abastecimento para o programa do Sistema Único de Saúde (SUS). A validade do medicamento, de uso adulto, também foi aprovada, de 12 meses para 18 meses.

Sua venda em farmácias deve ser feita sob prescrição médica, com dispensa e orientação pelo farmacêutico ao paciente sobre o uso correto do medicamento. A rotulagem e bula do produto está em português de Portugal e em espanhol.

A diretora relatora, Meiruze Freitas, disse que a venda no mercado privado irá aumentar a facilidade de acesso ao tratamento da Covid-19, pois o remédio deve ser tomado dentro de cinco dias após o início dos sintomas da doença.

Freitas afirma:

“O diagnóstico precoce e o tratamento ambulatorial, quando necessários, são importantes para evitar a progressão da doença para casos graves.”

Ela reiterou que o tratamento não substitui a vacinação:

“Continua sendo a melhor estratégia para evitar a Covid-19, as hospitalizações e os óbitos.” O Paxlovid teve seu uso emergencial aprovado no Brasil em 30 de março deste ano.

O medicamento é composto por comprimidos de Nirmatrelvir e Ritonavir, embalados e administrados juntos. Também é indicado para o tratamento da doença em adultos que apresentam risco aumentado de progressão para Covid-19 grave, porém que não requerem oxigênio suplementar.

Como usar o Paxlovid?

A posologia recomendada do Paxlovid é de 300 mg de Nirmatrelvir (dois comprimidos de 150 mg) com 100 mg de ritonavir (um comprimido de 100 mg). Todos devem ser tomados juntos, via oral, duas vezes ao dia, durante cinco dias.

O medicamento deve ser administrado após o resultado positivo do teste para o novo coronavírus assim que possível. Sempre sob avaliação médica, no prazo de cinco dias após o início dos sintomas.

A Anvisa alerta que o Paxlovid não deve ser usado por pessoas sem a devida avaliação médica. O órgão afirma que o medicamento não deve servir de tratamento a pacientes que necessitam de hospitalização a partir de manifestações graves ou críticas da Covid-19.

O remédio não pode ser utilizado em um período maior que cinco dias. Também não está autorizado para profilaxia pré ou pós-exposição para prevenção da infecção pelo novo coronavírus.

Além disso, recomenda-se que seja evitada a gravidez durante o tratamento com o medicamento por não haver dados de uso do Paxlovid em mulheres grávidas. Como medida preventiva qualquer tentativa de gravidez deve ocorrer sete dias após o término do tratamento.

O Paxlovid também não é recomendado para pacientes com insuficiência renal grave ou com falha renal, uma vez que a dose para este grupo ainda não foi estabelecida.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia mais

Horóscopo Do Dinheiro: 5 Signos Que Terão Muita Grana Este Ano BioBoost: A IA do LinkedIn que Potencializa sua Presença nas Redes Sociais Tiktok: Plataforma é banida em mais um país no meio político Chamas da Vingança se Espalham: A Saga de Denzel Washington Continua na Série Original da Netflix Adeus ao Bosque dos Cem Acres: Por que o Novo Filme do Ursinho Pooh está Sendo Retirado das Telonas